22/11/2014

Qual é o significado do Apocalipse?

Introdução ao comentário

Apocalypse vasnetsov.jpg
"Apocalypse vasnetsov" by Viktor M. Vasnetsov - http://lj.rossia.org/users/john_petrov/166993.html. Licensed under Public domain via Wikimedia Commons.

O Apocalipse é um livro simbólico e as ações que ocorrem nele são cíclicas até a vitória final de Cristo. Os ímpios repetem a estratégia de perdição de Satanás durante a história mas Deus sempre vence a batalha. O Apocalipse é um livro de consolação para os cristãos e não de preocupação. Quem não aceitou a Jesus deve se preocupar com as revelações do Apocalipse. Os crentes estão garantidos por Deus.

O Apocalipse tem um significado geral desprezado pela maioria das pessoas. Muitos se preocupam com os juizos e batalhas previstos alí, mas o justo não deve se preocupar com isso. O Apocalipse revela que Deus está no controle de todas as coisa para cumprir o Seu propósito.

O propósito de Deus é que todos se arrependam. Deus enviará pragas para que os ímpios se arrependam, mas não desejarão deixar sua idolatria. Ao contrário, os ímpios se revoltarão contra Deus e se voltarão para a prática e maquinação do mal.

O Apocalipse nos mostra que alguns cristãos serão perseguidos e martirizados nesse processo. Por odiarem a Deus, odiarão aos servos Dele. Perseguirão os cristãos como vingança contra os juízos de Deus. Os juízos de Deus são para arrependimento, mas os ímpios ficarão cada vez mais recalcitrantes no pecado. Não podendo atingir a Deus atacarão seus servos.

Ainda assim Deus protegerá seus servos que terão o selo de Deus. Não devemos ter medo da marca da besta pois Deus nos dará o seu próprio selo que é infinitamente mais poderoso. Tanto Satanás quanto as falsas igrejas serão destruidas e Deus triunfará. Enquanto nos preocupamos com a marca da besta deixamos de aperfeiçoar nossa vida em santidade conforme o selo de Deus em nossas vidas.

Tomar cuidado com o sensacionalismo é fundamental, mas é importante sempre analisar a história sobre a chave do Apocalipse. Os mundanos criaram uma chave de interpretação da história baseada na ideologia marxista. Luta de classes é só um detalhe e um distrativo para os tolos. A verdadeira luta histórica e espiritual. Ao definirem a luta de classes e se posicionarem de um lado falsificado os mundanos mostram que lutam contra Deus.

Podemos aplicar o Apocalipse em nossa vida cotidiana se entendermos que os sinais de juízo são para arrependimento dos ímpios. Cabe a nós evangelizar os ímpios. Quando os sinais se mostram devemos apontar a vontade de Deus e nunca fugir apavorados se somos verdadeiramente servos de Deus.