11/10/2014

O vale da sombra da morte

O Salmo 23 diz: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum porque Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam". Temos algumas palavras chave neste texto: caminho, temor e consolação.

Nossa vida é um caminho no sentido de ser um processo de caminhar. Alguns caminham virtuosamente, outros viciosamente. Os que caminham viciosamente confiam em sua esperteza, em sua capacidade de resolver problemas, ou até mesmo, confiam na impunidade.

Os que caminham na virtude de Deus confiam mais em Deus do que em si mesmos, sabem que somente Deus é capaz de dar a resposta certa para seus problemas e reconhecem que ninguém ficará impune perante Deus, mesmo que engane os homens por toda a vida.

A diferença dessas atitudes fica imediatamente clara quando é necessário superar uma ameaça à tranquilidade. Todos buscam o equilíbrio, mesmo que de forma errada. Até um viciado, ao praticar o vício, tem alguma esperança que seu vício promova algum tipo de equilíbrio em sua vida. Entretanto, o equilíbrio do vício é enganoso. Na hora em que passamos por situações como o vale da sombra da morte citado pelo salmista Davi, o homem vicioso terá medo e não encontrará consolo. Ele será tragado por seu próprio pecado a menos que se arrependa e se converta.

Ao contrário, o homem que serve a Deus terá consolação, mesmo que passe pelo vale da sombra da morte. O importante para o servo de Deus não é temer o vale, mas temer a Deus, pois Deus transforma qualquer desespero em bênção absoluta. Ninguém será tão abençoado se não servir a Deus, pois nenhum outro pode consolar como o Senhor.

O Espírito Santo é o Consolador prometido por Jesus. Para ter o consolo que vem do Espírito Santo é necessário render-se a Jesus como Senhor e Salvador. Deus é o Senhor de toda consolação. Ninguém pode viver sem o amor de Deus, ninguém será consolado sem o Espírito Santo. Quando o vale da sombra da morte assolar a sua vida confie em Deus pois Ele, e somente Ele, tem o poder para vencer a morte e consolar em toda verdade.