07/10/2014

Como criar o hábito de ler a Bíblia?

É uma pergunta muito comum entre os crentes “como criar o hábito de ler a Bíblia?”. Fazer essa pergunta já implica num reconhecimento da importância das Escrituras e isso é bom. Existem alguns conselhos sobre leitura bíblica, vamos elencar alguns. Vou escrever em formato de lista para facilitar a compreensão mas nada é tão “listado” assim na vida espiritual.
  1. Crie o hábito de orar. Orar está intimamente ligado à leitura bíblica. Na oração falamos com Deus, na leitura bíblica Deus fala conosco. É necessário que exista um diálogo espiritual, para isso precisamos orar sem cessar.
  2. Ore antes e depois de ler a Bíblia pois Deus abrirá sua mente para a Palavra Dele.
  3. Para leitura bíblica prefiro versões mais clássicas como a Almeida Revista e Corrigida, entretanto, se você está começando existem versões literárias que facilitam a criação do hábito de leitura. Versões como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e a Bíblia Viva foram feitas com foco literário. Uma linguagem literária mantém o conteúdo bíblico porém apresentando da forma corrente em nossa literatura o que facilita a compreensão pela familiaridade da linguagem. Depois você pode e deve buscar versões mais precisas e tradicionais, lembre-se que estamos focando em criar o hábito apenas.
  4. Use uma versão da Bíblia com perícopes, isto é, trechos de texto com títulos. Inicie lendo esses trechos e meditando neles. As perícopes costumam ser curtas, portanto, de fácil e rápida leitura. Releia o texto várias vezes em meditação.
  5. Para manter a atenção enquanto lê um texto bíblico, procure um lugar silencioso. Se não for possível encontrar um lugar silencioso use um protetor de ouvidos. Procure também um lugar sem muitos atrativos visuais. Quando você elimina outros estímulos, especialmente sonoros e visuais, você terá mais atenção na leitura.
  6. Escolha os livros que irá ler em ordem de complexidade. É aconselhavel começar pelas obras de João, depois os outros evangelhos, Atos dos Apóstolos e finalmente as epístolas. Antes de iniciar o Antigo Testamento certifique-se de que leu e entendeu bem as epistolas aos Hebreus e aos Romanos, pois são fundamentais como síntese geral da história da Salvação.
  7. No Antigo Testamento inicie pelos livros poéticos e de sabedoria como Salmos, Provérbios, Cantares e Jó. Depois, recomendo Gênesis e Êxodo para entender o inicio de tudo. Em seguida vá para os livros históricos de Josué a Reis e Crônicas assim você terá uma visão geral da Revelação na história do povo de Deus.
  8. Os livros dos profetas são um literatura “mais avançada” que deve ser lida tendo em mente a história da monarquia de Israel, senão não farão muito sentido.
  9. Após os profetas leia Daniel, Ester, Esdras e Neemias que são livros referentes ao Cativeiro Babilônico e ao retorno do Cativeiro. Por fim, conclua Levítico, Números e Deuteronômio. Esta é uma organização por facilidade de leitura e o mais cronológica possível. Lembremos que os livros do Antigo Testamento não estão em ordem cronológica rígida.
  10. Dedique um tempo para a leitura. Não adianta começar com muito tempo. Se você usar 15 minutos bem usados todo dia já está formando um hábito. Depois você pode ir adicionando tempo.
  11. Uma coisa importante na formação de hábitos são os “gatilhos de rotina”. Hábitos são rotinas que ocorrem quando alguma coisa te impulsiona a uma ação. Descubra o que te impulsiona a ler a Bíblia. Um gatilho importante é o computador. Quando sento no computador lembro que mais importante é ler a Bíblia e faço minha leitura. Sentar ao computador funcionou como gatilho para mim. Para você, a hora do café ou a hora em que chega ao trabalho, ou do almoço podem ser gatilhos de rotina adequados. Descubra o seu gatilho de rotina para a leitura bíblica, isso é muito pessoal.
  12. Termine sempre orando e fazendo uma autoanálise sobre como você tem usado as Escrituras na sua vida. É importante primeiro conhecer a si mesmo e depois comparar com o ideal Escriturístico. Quem não se conhece não será capaz de se arrepender quando necessário e nem mesmo de aceitar a Palavra de Deus.
Estas são as dicas que gostaria de deixar para os leitores. Esperam que sejam úteis na formação do hábito de leitura bíblica. Lembrando que conhecer as Escrituras é fundamental para a vida espiritual e terrena do servo de Deus. Dizer-se servo de Deus sem querer ler a Bíblia não faz sentido, portanto, sejamos diligentes na leitura da Santa Palavra de Deus.