07/10/2014

Como acabar com brigas?

Briga é coisa que todo mundo sabe quando e como começa, mas não sabe como acaba. Às vezes nos vemos em brigas em diferentes situações, no trabalho, na internet, em casa, na escola e por aí vai. Logo percebemos que começou uma briga e tentamos apaziguar o mais exaltado. O que acontece então? Ficam ressentimentos. Por quê? Por que agimos errado. Veja o texto bíblico de provérbios 22.10:
“Se há brigas num grupo, mande embora o zombador, e as brigas e os problemas acabarão imediatamente”
O que costumamos fazer é mandar embora os exaltados e não os zombadores. Os zombadores, via de regra, continuam no grupo alimentando mais ressentimento. Os zombadores são vistos até como camaradas! Todavia eles são a razão de todas as brigas.
Zombadores gostam de jogar a chacota e se esconder na multidão. Típico de conversa de botequim. É uma coisa meio arraigada em nossa cultura, por isso devemos tomar cuidado para não nos tornarmos zombadores também. Somos um povo alegre e brincalhão, disso para zombaria é um pulo. Precisamos tanto evitar os zombadores como vigiar para não cair na tentação de zombar do próximo. É uma tentação muito presente e recorrente.
Precisamos tomar cuidado também para não interpretar sabedoria com zombaria. Alguns se irritam com palavras sábias porque em sua ignorância não podem rebatê-las. O zombador quando envergonhado em sua própria estultícia se enfurecerá com o sábio. Conforme Provérbios 9.8 “Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará”.
Por esses dois motivos é importante mandar embora o zombador e não os que discutem: para que não se interprete errado a sabedoria e para que a briga termine. Não é assim que costumamos fazer, por isso devemos mudar. Onde o conselho dos ímpios prevalece não prevalece a vontade de Deus.

Links Externos:
Ebooks: