29/01/2013

Avirtuamento espiritual

Avirtuamento? Não seria avivamento? Não, é um neologismo. Conferimos que passamos por um processo de virtualização da espiritualidade. Ficamos mais tempo na internet, até falando de Deus, do que compartilhando sua Palavra pessoalmente. Isso vale para muitos, talvez eu também.

Alguns pregam que virá um avivamento coletivo. Na minha concepção o avivamento é pessoal. Infelizmente o "avirtuamento" é coletivo. Temos nos avirtuado tanto que não sabemos mais viver como nos ensina a Escritura.

O virtual é passivo, descartável, mas o real é vivido em atitude. Precisamos agir. Em Mateus 7.12, Jesus nos diz que "façam aos outros o que gostariam que fizessem com vocês". É uma chamada a ação. Isso não pode ser virtual. Como eu vou fazer ao outro alguma coisa virtual? Pode até dar para mandar um cartão, email ou coisa parecida, mas nada substitui a presença, o convívio em verdade.

Quero convidar você a ser menos virtual. Façamos isso essa semana. Não precisa abandonar a internet, mas é necessário ser menos dependente e vinculado a ela. A internet nos aproxima em superficialidade mas o amar uns aos outros nos aproxima em realidade e espiritualmente.

Que Deus nos abençoe e que, de crentes avirtuados, nos tornemos crentes avivados em nosso querer seguir a Cristo.