09/11/2012

Sabedoria e conhecimento

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temo do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. (Provérbios 2.1-6)

É comum que pessoas sem Deus julguem-se mais hábeis que os crentes. Alguns dizem que a religião emburrece, e até alguns pregadores emburre cidos por este preconceito dizem “não prego religião”, obviamente não sabe o que está falando, pois mesmo que diga pregar somente a Salvação, esta é a verdadeira religião, portanto, ao se fazer moderninho demonstra um certo emburrecimento secular. O pior é que se emburrecem pensando alcançar sabedoria mais espiritual porém é apenas sabedoria segundo o mundo.

O texto de Provérbios nos mostra que a verdadeira sabedoria é Deus quem dá. Não existe isso de “homem forte que supera a si mesmo”. É até absurdo, pois se o homem supera a si mesmo ele deixa de ser humano e logicamente não poderá viver na sociedade. Pelo menos um filósofo que defendia essa ideia acabou em estado de catatonia, que para alguns, não foi mera doença mas voluntariedade, devido à grande soberba do sujeito que não queria depor as armas de sua própria filosofia para encontrar a felicidade em Deus.

Podem dizer que somos burros. Não tem problema, até Jesus foi condenado injustamente de ensinar erros. Não podemos encontrar a verdade em nós mesmos pois ela nos transcende, precisamos encontrar a verdade em Deus. É por isso que provérbios nos alerta a procurar a sabedoria em Deus.

O texto de provérbios transcrito acima deixa claro que é o SENHOR quem dá sabedoria e que buscá-la nele. Não podemos buscar a sabedoria como uma mercadoria ou penduricalho que nos faça diferente apenas, é necessário buscar a sabedoria em Deus que permanece para sempre. A verdadeira sabedoria nos leva a conhecer mais a Deus e não ao contrário. O homem que se diz sábio e rejeita a Deus possui apenas informações que processa e utiliza mecanicamente, mesmo que se diga ter um pensamento complexo, pois a única forma de transcendermos o mundo material e nos realizarmos espiritualmente é em Jesus Cristo.

A arte, a filosofia, a ciência não são demonstrações de espírito em si. É a sabedoria que dá sentido à vida e não somente o conhecimento que contesta, representa, interpreta ou explica as coisas. Nada tem sentido de fato para um homem vazio de Deus. Como encontrar sentido para a vida se não se acredita na verdade? Como encontrar sentido para a vida se sua verdade está resumida a um discurso retórico incoerente com a realidade? Como este discurso retórico incoerente pode encontrar sentido apenas pelo convencimento e não pela conversão? Só a sabedoria que vem de Deus leva à conversão. Tornar-se uma nova criatura é o que dá sentido a vida. Só quem é convertido pode entender esse sentido eterno, pois quem não é convertido não compartilha da eternidade de Deus.

Portanto, quando disserem que somos “ingênuos” ou “burros”, mesmo que sejamos em um ou outro momento, sabemos que a sabedoria de Deus nos guiará para um caminho melhor e que Deus é quem dá a verdadeira sabedoria que o mundo, mesmo que tente, não pode alcançar sem aceitar a Jesus como Senhor.



Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar