17/10/2012

Plano de Aula de Reforço para crianças do primeiro ciclo do ensino Fundamental




Esse é o primeiro plano de aula que publico. A finalidade é ajudar em contextos de Reforço escolar ou, até mesmo, ensino domiciliar. Preferi ser um pouco mais detalhista embora os planos de aula sejam geralmente um pouco mais enxutos, reconheço, admito e não me envergonho, que tal modelo tem influência da educação teológica, entretanto críticas honestas são bem vindas, especialmente de pedagogos mais experimentados e com valores cristãos.

Espero sinceramente que a contribuição seja útil. Dedicaremo-nos especificamente ao ensino da matemática, nos planos que seguirem com referência aos parâmetros curriculares de matemática que são usados em todas as escolas.

Ah, lembre-se: Não se preocupe em concluir todo o plano de aula de uma vez só, preocupe-se que a criança entenda até onde entender e, se necessário, retome o assunto em outra aula, para que a mente da criança assimile melhor o que aprendeu e não fique se preocupando com o que não conseguiu aprender durante a aula.

Talvez você estranhe algumas colocações como seis conteúdos diferentes para a aula. Pode parecer muito conteúdo, mas as crianças constroem essas noções de forma mais natural e não tão sistemática quanto os adultos, portanto, uma aula não esgota o assunto mas é um contínuo de outras. Que Deus nos abençoe!

Conteúdo:
número par, contagem, quantidade, medida, estimativa, correspondência de agrupamentos

Competências:
reconhecer relações numéricas entre as coisas

Habilidades:
Reconhecer as quantidades pares, contar, agrupar, estimar

Cotidiano:
falar sobre coisas que são pares no cotidiano como luvas, sapatos, meias, óculos, caixas de som, botas, chinelos, retrovisores de carro ou moto, lugares em bancos de ônibus, binóculo, olhos, pés, mãos, orelhas, polegares, casais, pombos, asas, pernas
Grupos pareados: dois times de vôlei, dois times de futebol, dois times de basquete, dois conjuntos de música, dois galinheiros, dois aquários, dois casais, dois casais de pombos.
Jogo Didático:
Jogo da memória com pares de coisas e com pares de grupos.

Exercícios de Compreensão (Competência)
Arrumando objetos pares (de preferência idênticos ou da mesma cor) em colmeias de ovos a criança deverá responder as questões sobre se um número (até dez) é par ou se é impar (não par) 
Comece perguntando somente números pares

Depois acrescente um número ímpar a cada nova série de perguntas

Finalmente use números pares e ímpares em mesma frequência

Correção
Marque com um lápis onde a criança errou e peça para que refaça o experimento da colmeia de ovos para verificar a resposta certa

Exercícios de Fixação (Habilidade)
Começando com desenhos pergunte se uma quantidade dentro de uma caixa desenhada é par ou impar, peça que a criança escreva o numeral ao lado das figuras
Passando para formas geométricas pergunte se uma quantidade dentro de uma caixa desenhada é par ou ímpar, peça que a criança escreva o numeral ao lado das figuras
Ofereça uma série de números ímpares até 10, com intervalos em branco, e peça paras as crianças completarem os intervalos com os números pares em seu lugar. Faça esse exercício nas modalidades de circular, desenhar e pontilhado
Correção
Marque com um lápis onde a criança errou e peça para que refaça o experimento da colmeia de ovos para verificar a resposta certa.

Bibliografia:
http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2011/02/par-ou-impar-como-ensinar.html
PCN de Matemática. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf


Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar