18/10/2012

Método de leitura bíblica: Evangelhos

Passei a praticar uma leitura dos evangelhos a partir da natureza de cada texto. Quero compartilhar com você esta experiência pois permite um melhor entendimento das escrituras, aumenta o interesse na leitura e propicia prazer de descobrir novas coisas na Palavra de Deus.

Primeira dica é dispor de uma Bíblia com muitos títulos de perícopes. A Almeida Revista e Atualizada da SBB é boa indicação pois as perícopes são muito bem delimitdas, perícopes são os trechos de texto bíblico com assuntos mais definidos, são aqueles trechos que geralmente possuem um título em negrito. Indico esta versão pois a estou lendo no momento, mas outras podem ser igualmente úteis para esse tipo de leitura.

O procedimento de leitura consiste em ler as perícopes conforme a natureza do texto, isto é, parábola, cura, milagre, sermão, diálogo, oração e história. Por exemplo, se você escolher ler os sermões de Mateus começará no capítulo 3.1-12 com a pregação de João Batista, pois os capítulos anteriores se encaixam na categoria de história, depois um ligeiro pulo para o capítulo 5-7, o sermão do monte. Depois passando por uma série de textos sobre curas e diálogos, vá direto ao capítulo 10. 5- 42 e assim por diante até terminar em Mateus 28.18-20 com a grande comissão de Jesus.

Este não é um método "mágico", não vai resolver todas as dificuldades de entender as Escrituras, mas tem uma característica dinâmica e investigativa, bem bereana, que mantém a nossa atenção alerta enquanto lemos as escrituras.

Para terminar, aproveite para ler a Bíblia ouvindo bons louvores, mas louvores mesmo e não música comercial evangélica, por favor. Ler a Bíblia com bons louvores de fundo é muito inspirador e gratificante, experimente.

Ah, se você não consegue ler a Bíblia ouvindo os hinos que está acostumado, provavelmente tais hinos não são louvor. Que Deus nos abençoe.


Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar