17/10/2012

Devemos guardar o sábado ou o domingo?

Existe uma polêmica entre sabatistas, cristãos que guardam o sábado literalmente, acerca de que guardar o domingo não é obedecer os dez mandamentos. Gostaria, quanto a isso, de fazer algumas observações.

A guarda do sábado foi estabelecida já na criação quando Deus descançou ao sétimo dia, sendo ratificada nos dez mandamentos especialmente. Até a época dos dez mandamentos, entendendo os dias da criação como dias de 24 horas, os sábados seguiam cronológicamente, sem atraso.

Entretanto, em Josué 10.12-13 há um relato bíblico onde consta que o sol parou por 23:20h (vinte e três horas e vinte minutos), quase um dia, para que Josué pudesse vencer uma batalha contra os amorreus. Os quarenta minutos restantes são referidos em II Reis 20.8-10 quando Deus faz voltar dez graus no relógio de acaz, ou seja, o movimento cósmico detém o decurso do dia mais uma vez.

Há relatos atribuidos a um cientista chamado Harold Hill de que a Nasa teria verificado a falta desse dia cósmico através de medições computadorizadas na década de 80. Apesar de contradições de céticos, pesquisando no site da Nasa, não encontrei um desmentido literal do relato.

Usando essas informações como referência, se devemos guardar o sábado referido nos dez mandamentos, conforme o calendário cronológico da época e, se falta um dia no calendário cósmico pela ação do próprio Deus, deduzimos que o antigo sábado, antes de Josué e Ezequias, é de fato sexta feira e, nosso atual domingo, é o sábado real. Portanto, de uma forma ou de outra, todos os cristãos guardam o sábado, seja por interpretação literal, seja por providência de Deus.

Se você prefere guardar o sábado do calendário, tudo bem, se o domingo, idem. Não podemos é nos arvorar de mais santos do que outros só porque escolhemos um ou outro dia para devoção. Quem guarda o domingo não é menos consagrado que os sabatistas.

Mesmo os que não podem guardar o domingo por questões de trabalho, não devem se preocupar, pois vivemos numa sociedade diferente da hebraica onde toda a nação respeitava uma teologia. O Brasil é uma sociedade laica, que embora não possa ser antireligiosa, também não pode impor práticas religiosas à população. Seria impossível, no Brasil, realizar o mesmo respeito à guarda do sábado observado no Israel bíblico.

Posteriormente, o concílio de Jerusalém, presidido pelos apóstolos, define que gentios devem guardar. Vejamos o que nos diz o livro de Atos.

Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.
Atos 21:25

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. Atos 15:28-31

Como podemos ver, a observância do sábado não está incluída nessas exortações, até porque os gentios guardavam o domingo, e talvez o atraso cósmico tenha sido um dos preparativos para a plenitude dos tempos. Quanto à questão do sangue, não trataremos aqui pois é assunto para outro artigo.

Acerca dos mandamentos, observe-se que Jesus não diminuiu os mandamentos, mas os resumiu a sua essência. Se você dividir os 10 mandamentos em grupos de cinco verá que o primeiro grupo refere-se às relações do homem para com Deus e o segundo grupo às relações do homem para com seu próximo, exatamente como Jesus ensinou.

Concluindo, o que nos importa na lei de Deus é a essência da graça que é maior do que tudo que possamos fazer e, se existe algum constrangimento em relação ao calendário, lembremos do atraso de um dia já referido, afinal, talvez guardando o domingo, estamos verdadeiramente guardando o sábado. Que Deus nos abençoe a servi-lo em inteireza de consciência e em essência do espírito e da verdade.


Bibliografia:

Bíblia Sagrada. Almeida Corrigida Revisada e Fiel. Disponível em http://www.bibliaonline.com.br acesso em 17/10/2012

Rádio Melodia. Debate Melodia. Disponível em <http://www.melodia.com.br/audios/debate/Debate_Melodia_17-10-2012_Qua.mp3> acesso em 17/10/2012

Scribd. Nasa - Falta um dia no calendário cósmico. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/4666735/NASA-FALTA-1-DIA-NO-CALENDARIO-COSMICO

Gerardus D. Bouw, Ph.D. A GEOCENTRICITY PRIMER: Introduction to Biblical Cosmology. Cleveland: The Biblical Astronomer, 2004. Disponível em http://bbc-cromwell.org/Geocentricity/primer.pdf acesso em 17/10/2012

THOMPSON, Bert. Has NASA Discovered a “Missing Day”? Disponível em http://www.answersingenesis.org/articles/1998/04/20/nasa-missing-day acesso em 17/10/2012

Hill, H. “How to Find a Missing Day,” How to Live Like a King’s Kid, (Balti-
more: Logos), Chapter 13, pp. 65-77.


Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar