18/09/2012

Heresias revisitadas


A novidade do momento é algo já bem batido. Alguns gostam de fazer estardalhaço acerca de estudos acadêmicos que aparentemente "contradizem a bíblia" pois isso vende bem. Hoje, saiu a noticia do encontro de mais um fragmento ( sempre os fragmentos) que diria que Jesus teria uma esposa. A própria autora da descoberta sabe que o fragmento não possui autoridade canônica e que é um texto apócrifo, ou pseudoepígrafo como preferem os católicos.

Um texto apócrifo é uma falsificação das Escrituras, feita em tempos posteriores aos apostolos e que, via de regra, os contradizem. É importante lembrar que nos primeiros séculos proliferaram muitas seitas heréticas contrárias ao ensino cristão, especialmente devido a proliferação de cultos de mistério e do sincretismo tão comum no mundo greco-romano.

Poderíamos dizer que alguém falsificava acreditando na própria falsificação. Os próprios mitos gregos não possuiam escritura porque era comum aos pagãos inventar e divulgar diferentes histórias sobre seus deuses. Para os pagãos falsidade e verdade era algo relativo, o que importava era seguir o daemon interior (demônio ou gênio) que guiava o iniciado em sua busca espiritual.

Claro que tudo isso aliado a um clima político onde o cristianismo era visto como traição, por não adorar o imperador, contribuia para um grande número de falsificações e divulgação de diversas doutrinas estranhas para tentar desestabilizar a fé em Cristo.

Transcrevo abaixo alguns textos bíblicos que tratam das fábulas estranhas à doutrina dos apóstolos que vicejavam na igreja primitiva:

Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; 1 Timóteo 4:7

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 2 Timóteo 4:4

Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Tito 1:14

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. 2 Pedro 1:16

Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. 1 Timóteo 1:4

Como podemos ver textos  apócrifos não são novidade. Falsificações só servem para levantar suspeita e desviar os fracos na fé mas não produzem nada mais do que vaidade.

Fica o apelo para lermos e nos ocuparmos mais da Bíblia do que dos ti-ti-tis religiosos que permeam nossa sociedade sem Deus.


Webgrafia:

Biblia Sagrada. Almeida Revista e Fiel. Disponível em http://www.bibliaonline.com.br/acf/s/*/1/fabulas acesso em 19/09/2012

Wikipedia. Pseudepigraph. Disponivel em http://en.wikipedia.org/wiki/Pseudepigraph acesso em 19/09/2012

Veja.Papiro do século 4 faz referência a 'esposa de Jesus'. Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/papiro-do-seculo-4-faz-referencia-a-esposa-de-jesus acesso em 19/09/2012




Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar