24/08/2012

Novela e alienação

Geralmente quando querem sugerir novos comportamentos à sociedade PARECE que ocorre algum tipo de condicionamento social. Umas semanas atrás estavam discutindo na novela sobre bigamia, HOJE, já virou assunto do tipo “casos de família” que deveria se chamar na verdade de “casos de família desestruturada”.

Alguém pode dizer que a novela é somente uma diversão, que não influencia em nada. Quem fala isso não sabe o que diz. Já na antiguidade os gregos sabiam que o teatro influencia a vida social e o usavam para isso, mas nós, tão modernos e tecnológicos esquecemos o básico. O mais ridículo, é quando um profissional de TV, diz que a teledramaturgia não influencia.

Vamos entender. O teatro em suas origens tinha função educativa e catártica. Educativa porque contava a história do povo e catártica porque nas tragédias gregas, com finais realmente trágicos e não finais felizes, aqueles que desrespeitavam as regras sociais sofriam grandemente. Nas novelas de hoje, é diferente, quanto mais pervertido o personagem melhor para a pregação antifamília.

A catarse do teatro grego simbolizava o espremer de uma pústula, ou mesmo o vomitar das coisas ruins para a sociedade. Claro que os gregos não eram uma exuberância de moral, mas eles sabiam da finalidade da dramaturgia e usavam para o bem social.

Nossa mídia patrocinada tem usado uma concessão federal para promover o antissocial e o antifamiliar, isto mesmo, o canal não é deles é do povo, licenciado pelo governo, mas parece que interessam mais as opiniões contrárias à moral vigente, ou melhor, que combatam a moral vigente judaico-cristã.

A quem interessa uma sociedade extremamente sensualizada? Interessa aos contraventores que lavam dinheiro com esse tipo de negócio extremamente lucrativo? Interessa às emissoras que, mesmo se dizendo imprensa de qualidade não passam de imprensa marrom? Interessa enfim, ao espírito do anticristo que opera nesse mundo? Talvez interesse a todos eles.

Precisamos acabar com isso. Não podemos consentir na maldade que impera no mundo usando a concupiscência carnal dos consumidores visando apenas o lucro fácil. Mas como não consentir com isso?
Uma coisa você já sabe: não assista novela. Leia a Bíblia, um bom livro, ou vá estudar. Deixemos de ser fantoches nas mãos de grupos de poder mundano.

Outra coisa, passe mais tempo com sua família em oração e não nos botequins que aglomeram amantes do pecado.

Podemos dizer também, deixemos de ser alienados pela televisão. Sirva a Deus, pois ao contrário do que os marxistas dizem religião não aliena, e quando aliena estão ocupando os horários nobres.

Os anticristos, antifamilias, antimorais, contraventores, encontraram seu instrumento de alienação e manipulação social que é a mídia patrocinada. Por incrível que pareça para aos incrédulos, a solução contra a alienação é a religião, especialmente o cristianismo bíblico, aquele que os manipuladores das massas mais odeiam.

WEBGRAFIA:
http://contigo.abril.com.br/blog/passione-novela/2010/08/30/bigamia-de-berilo-chegara-ao-fim-dia-11-diz-jornal/
http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/08/uniao-estavel-entre-tres-pessoas-e-oficializada-em-cartorio-de-tupa-sp.html



Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar