10/08/2012

Errar é humano?

Todo mundo é passível de erro. Errar é fácil. Mas tal constatação não serve de justificativa para o erro. Ainda que sejamos instáveis e errantes o padrão da verdade de Deus é o acerto. Para o paganismo o erro é normal, até o demônio consideram amigo, entretanto, para o cristianismo bíblico o pecado não tem comunhão com o Deus Único e Verdadeiro.

Mas o que fazer então? Todos erramos! Ninguém pode se considerar inerrante, aliás, quando alguém considera que não erra, é apenas um autoritário. A Bíblia nos mostra uma solução:

A inércia não existe, pois sempre há corrupção, errar é humano, como sabemos, mas acima de tudo corrigir é sabedoria. Não devemos buscar a inércia nem o erro como pregam alguns mundanos, devemos buscar a correção de Deus com sabedoria.

Embora digam que se aprende com o erro, isto é uma falácia, para não dizer uma apologia do erro. Quem erra sem correção não aprende nada, apenas repete o erro. Quem é corrigido ou corrige a si mesmo vence o erro pela correção – esta é a maneira sábia de viver.

Veja o que nos diz Provérbios sobre aqueles que propagam o erro: "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio" (Provérbios 20:1)

Quantas pessoas existem em nossa sociedade seguindo os profetas do erro? Muitos acham bonitas suas palavras de perversão, consideram até que são pensamentos sábios, mas são pensamentos de destruição do corpo e da alma.

Os tolos gostam de pensar que são sábios buscando justificativa para seus erros, mas novamento Provérbios nos diz: "Os sábios entesouram a sabedoria; mas a boca do tolo o aproxima da ruína" (Provérbios 10:14)

Devemos procurar a correção de Deus, aceitar sua ação em nossas vidas humildemente, pois "Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado"( Provérbios  16.6).

Talvez alguém leia este texto e pense que é pura tolice, não tem problema, pode pensar, desde que responsavelmente este alguém entenda que "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda" (Provérbios 16:18)

Que Deus nos abençoe para buscarmos e aceitarmos Sua correção com humildade para alcançarmos sabedoria.