07/08/2012

Como gostar de ler a Bíblia?

Muitos dizem àqueles que são conhecidos pelo hábito da leitura que gostariam de compartilhar do mesmo hábito. Afirmam também que não conseguem gostar de ler e, especialmente, que tem muita dificuldade em ler a Bíblia. Ora, é claro que a Bíblia não é um livro fácil por necessitar de boa interpretação, coerente, entretanto ninguém pode interpretar a Bíblia sem lê-la. E como gostar de ler a Bíblia?

Para gostar de ler a Bíblia é necessário, primeiro, crer nas Escrituras reconhecendo seu valor, segundo ler como quem ouve música. Como assim, ler como quem ouve musica? Vamos comparar o processo de aquisição do gosto pela leitura com o gosto por uma música para entender essa afirmação.

Quando ouvimos uma música não nos esforçamos para entendê-la, apenas ouvimos. Quando não entendemos uma parte da música não pedimos para parar e voltar, apenas continuamos ouvindo para entendê-la no todo. Deve ser assim quando lemos um livro para que tomemos prazer em ler.

Claro que tal postura visa apenas a desenvolver o gosto pela leitura, pois para melhorar o entendimento precisamos nos deter mais no texto. Como poderemos nos deter mais tempo num texto se não gostamos de ler primeiro? É melhor  gostar de ler primeiro para depois interpretar e até escrever. Da mesma forma que aprendemos a gostar de música sem a obrigação inicial de interpretar, devemos, na minha reles opinião, aprender a gostar de ler sem obrigação de interpretar mas apenas de conhecer.

Quantas vezes lemos a Bíblia e derrepente paramos porque divagamos e não entendemos um trecho? Ou até mesmo não concluimos um texto simplesmente por que esquecemos os capítulos lidos anteriormente? Podemos dizer que a primeira coisa que devemos fazer quando esses sentimentos desanimadores surgirem é continuar lendo. Lembre-se que você, se é o seu caso, está acostumando-se a ler, portanto continue a ler e não se preocupe com o que não entendeu ou perdeu em divagações. Continue lendo e prove para si mesmo que você é capaz de continuar, mesmo que inicialmente sem todo o entendimento, pois ao continuar a leitura você encontra o prazer de saber que pode continuar e vence a preguiça.

Talvez você ainda indaque sobre o valor da interpretação. Ela é fundamental, mas é um estágio posterior a gostar de ler. Após adquirir o gosto pela leitura selecione pequenos textos bíblicos que fazem parte de uma perícope, isto é, um trecho bíblico que vem separado com títulos em algumas versões e fique muitos minutos, até horas, lendo e relendo, orando constantemente até dominar o texto no Espírito e só depois use as regras de interpretação que você aprenderá depois. Bem depois de aprender a gostar de ler.

Umas dicas que já utilizei e que podem ajudar:
  • - Leia ouvindo boa música, que enleve o espírito, e não os pula-pula gospel de hoje, pois a música alegra o espírito e a alegria aumenta a disposição para tudo, até para ler.
  • - Estabeleça uma meta de leitura que pode ser, ler um livro bíblico por mês ou semana, conforme for seu caso pois a rotina com objetivo ajuda muito.
  • - Quando puder compre audiolivros, especialmente bíblicos, para acostumar o ouvido com o ritmo caracteristico da leitura.
  • - Procure conversar ou ensinar o que aprendeu para que, socializando, a leitura fique mais interessante.
  • - No caso dos livros bíblicos, volte sempre a le-los de forma mais geral, valorize especialmente a compreensão geral dos livros pois acostumar-se com o texto também ajuda na reflexão mais profunda em outro momento.

Essas dicas valem para aprender a gostar de ler qualquer texto, inclusive aqueles reservados a estudo. Entretanto, siga progressivamente. É mais aconselhavel começar a ler revistas de informática para iniciante e ir seguindo até as linguagens de programação do que tentar gostar de programar sem saber o que é computador. Semelhantemente na Bíblia começamos pelas obras de João, depois o Evangelho de Marcos, depois Mateus e Lucas, Atos, e por fim as epístolas. No Antigo Testamento é interessante começar por Provérbios, depois Salmos e Jó, então os livros do período teocrático, Gênesis, depois os livros de Reis e Crônicas, terminando com o restante do pentateuco e com os profetas. Isso também se parece com ouvir música, geralmente aprimoramos os ouvidos com os ritmos populares, ou melhor mais simpres, antes de ouvir música clássica.

Esta é apenas uma sugestão, nada mais, pois os caminhos do Senhor podem ser diferentes em cada um. Que Deus o abençoe e leia a Bíblia!