04/03/2012

Ser ou não ser?

Cerca de 6 séculos antes de Cristo alguns sábios estudavam a matemática e a astronomia buscando entender o mundo, inclusive sua origem, de forma mais ciêntífica. Eram os primeiros filósofos. Um destes, chamado Parmênides, entendia que as coisas em geral, que chamava de "seres" tinham um movimento ilusório, pois o termo ser tem a ideia de permanência em si. Ora, se o ser é permanente, me parece que por isso Parmenides definiu: "O ser é e o não ser não é". Resumindo, as coisas são permanentes ou não são.

Essa permanência do ser é relativa ao mundo físico. Sabemos que espiritualmente o mundo físico passa, não permanece e se corrompe a cada dia. Infelizmente, Parmênides não conheceu a Jesus, mas se o conhecesse descobriria que a única forma de um ser, especialmente o ser humano, permanecer de fato para sempre é através da Palavra de Deus.

Não tenho nada contra a filosofia, psicologia ou outras ciências. Elas são apenas instrumentos, o seu uso é que faz a diferença. Alguns politicamente, usam a ciência para negar a Deus em nome de ideologias. As ideologias visam moldar a opinião das pessoas para que se adequem a um padrão de dominação antirreligioso, ou melhor, anticristão. Ideologias não salvam, apenas amortecem a consciência.

Muitos pensam ter consciência de quem são. Até dizemos "eu sou" numa afirmação como ser humano. Entretanto, sem Deus, não somos nada. Parafraseando o filósofo Parmênides de acordo com as Escrituras podemos dizer que aquele que serve a Deus permenece para sempre, mas o mundanismo é total vaidade passageira.

A vaidade de se pensar alguma coisa, sem ser de fato, nos leva a perdição. A humildade de se voltar para Cristo, para o Pai Celestial que é o verdadeiro "Eu Sou" transforma nossa natureza humana em nova criatura. Somente transformados pelo poder de Deus, nos tornamos aptos a herdar o Reino dos Céus.

Quem desejamos ser? Um ser passageiro que o mundo vai levando? Não! É melhor sermos seres humanos transformados pelo sangue de Cristo. Busquemos a Deus para preencher nossos corações e para que nossa vida faça total sentido como seres que, fazendo a vontade de Deus, permanecem para sempre.

  • E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.1 João 2:17


Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Cursa pós em Ensino Religioso
Casado com Lucimar


Bibliografia:

Biblia Sagrada. Almeida Corrigida e Atualizada Fiel. 1 João 2.17 Disponível em: <http://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/2/17+> Acesso em 04/03/2012
MATHEUS, Carlos Eduardo Meirelles. Filósofos Pré-socráticos. Universidade Falada. Disponível em <http://www.universidadefalada.com.br>
CARVALHO, Olavo. Seminário de Filosofia. Conferência em audio: A Nova Era e a revolução cultural. Disponível em <http://www.seminariodefilosofia.org/>