20/03/2012

O Milagre da Fé

Atualmente, valoriza-se em excesso uma fé comercial, de escambo, mas sem valor.  Jesus nos mostra em João 1.45-51 como é importante a simplicidade da fé.


  • Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. João 1:45-51


Jesus falou para Natanael, ao ser apresentado pelos primeiros discipulos que já o conhecia, por te-lo visto debaixo da figueira. Talvez Jesus se referisse ao que Natanael pensava em baixo da figueira, ou talvez isso tivesse um significado para alguma atitude praticada por Natanael. Não saberemos do que se tratava pois a Bíblia não nos diz, mas podemos perceber que a fé de Natanael foi manifestada em simplicidade.

Natanael não pediu nenhum sinal, apenas reconheceu o que Jesus já tinha feito em sua vida, ele não pediu nada, mesmo assim creu em Jesus. Em decorrência dessa crença, Jesus lhe diz que o viria vindo sobre as nuvens no dia do juizo. A bênção que Natanael necessitava esta num futuro que viria até mesmo depois de sua morte, mas Natanael não reclamou nem duvidou, apenas reconheceu a divindade de Jesus. Infelizmente, muitos estão pedindo sinais, ou esperando bênçãos, ou até ficando impacientes buscando um motivo para crer em Jesus.

Não precisamos de motivos estritamente lógicos para crer em Jesus, pois a nossa fé se baseia em reconhecer Nele o fundamento para a vida eterna, o motivo do nosso viver ou morrer. Jesus não nos promete coisas deste mundo que os mercadores da fé sabem propagar. Jesus sabe o que está em nosso coração, é em um coração crente que Ele é poderoso para Salvar que Ele deseja habitar.

Ninguém precisa saber o que está em seu coração nesse momento, mas Jesus sabe. Abra seu coração para Ele e veja a diferença que fará em sua vida, seja nesse mundo terreno ou no porvir.




Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar