17/03/2012

Liderança na Bíblia

Hoje fiz uma pesquisa sobre a ocorrência da palavra "líder" na Bíblia, especialmente no Novo Testamento. Esta palavra significa o mesmo que chefe ao contrário do que dizem aqueles que trazem para a igreja termos da administração de empresas. Essa influência administrativa na igreja pode ser notada nas versões mais modernas da Bíblia como pode ser verificado nas ocorrências da palavra em diferentes versões.

As versões mais antigas trazem guia, condutor, que é mais coerente com a ideia da igreja como um grupo de servos, ao passo que as versões modernas chegam a trocar palavras como "mestre" por líder, como acontece em Mateus 23.10 da Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Embora a palavra "líder" tenha entrado para nosso vocabulário mais moderno, no Novo Testamento a ideia predominante é de servo de Deus e do próximo. Em Cristo somos servos como Ele deu exemplo e não líderes como nos ensinam os motivadores de administração de empresas. Lembremos que igreja não é empresa, mesmo que alguns pensem que é.

Essa tendência na tradução pode indicar uma tendência autocrática da igreja de Cristo que contraria um viver e em igualdade. Na verdade, a administração eclesiástica se dá pela admoestação, consolação. amor e cooperação entre os irmãos que são iguais. Vemos nessa tendência um contraste com a igualdade ensinada biblicamente:

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:10-11

Se Cristo é tudo em todos, porque desejamos ser líderes? Porque ajustamos nosso linguajar ao nosso desejo de "liderança" e não ao de servir mutuamente?

Tomemos cuidado com títulos que proliferam na igreja. Embora tentemos até negar, foi a partir de coisas assim que alguns começaram a se dar o título de "apóstolos". Voltemos a prática de servir como servos apenas e sem diferença.

Segue abaixo o resultado da pesquisa para seu conhecimento. Pesquisei em Bíblias evangélicas mais tradicionais, nas mais modernas, e pelo menos em uma católica.

Nas versões mais tradicionais: Tradução Brasileira, Almeida Corrigida e Fiel, Almeida Revista e Atualizada, Almeida Revista e Corrigida, e Reina e Valera em espanhol, não foi encontrada nenhuma ocorrência no Novo Testamento.


Na Nova Versão Internacional e na versão católica Pastoral foram encontradas 4 ocorrências.

Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje foram encontradas 10 ocorrências e na Bíblia Viva foram encontradas surpreendentes 158 ocorrências.

Tire suas conclusões, mas prefira ser um servo de Deus.



Marco Teles
B.el Teologia | Pedagogo
Casado com Lucimar