05/03/2012

Culto Infantil: João Batista

Após pregar para crianças há alguns domingos resolvi postar um programa de culto infantil. O personagem bíblico do qual falaremos é João Batista. O texto base é Marcos 1.1-7.

Faixa etária:

Este programa de culto infantil foi pensado para crianças a partir de 6 anos adaptando a abordagem a sua realidade local e aos seus alunos que só você e Deus conhecem. Lembre-se que nenhum programa pronto de culto infantil é imutável, pois o autor está fora do convívio de sua igreja local, pode ser até necessário mudar o programa para se adequar a crianças e professores diferentes com recursos diferentes em lugares diversos.

História Simplificada:



Desenho 1 : João Batista era um profeta que pregava no deserto. Ele usava roupas de pelo de camelo, um cinto de couro, e comia mel e gafanhotos. Ele pregava a boa notícia de Jesus Cristo.

Desenho 2: A Boa Notícia é que Jesus perdoa a todos que se arrependem de seus pecados. O povo ouvia a pregação de João, se arrependia e muitos eram batizados no rio Jordão.

Desenho 3: Alguns pensavam que João era Jesus. Mas João dizia que não. Jesus é único e especial, não existe outro igual a Ele. Jesus é o Rei do Universo, nosso Salvador.

  • Observação: não conte a história apenas repetindo o texto sugerido, conte do seu jeito, converse com as crianças, elas sempre estão prontas para ouvir desde que sejam ouvidas por você. A contação de história num sermão infantil é praticamente um diálogo. Lembre-se que eles estão em um culto apropriado para sua idade e que não estão "aprendendo a cultuar como os adultos", ao contrário, deles é que vem o perfeito louvor. Zele pela reverência, mas lembre-se de que são crianças e não pequenos adultos.
  • Dica: se você tem medo de contar história para crianças, ou se sente tímido, é fácil vencer isso. Conte a história como se estivesse entre seus bons amigos, seja natural e verá como tudo flui melhor. Ah! Antes de tudo leia o texto bíblico diversas vezes e ore por toda a semana pedindo iluminação a Deus, a vida devocional é o melhor preparo para a pregação.
Ensino Doutrinário:


  • Quem crê em Jesus será salvo.
  • A importância e significado do Batismo.


Aplicação para a vida:

  • João Batista pregou a Palavra de Deus. Quando ouvimos a Palavra de Deus devemos obedece-la.
  • Somente Jesus é nosso Senhor e Salvador. É bom aceitar a Jesus no coração.
Desenhos para contar a história:

Toda história curta pode ser contada com apenas 3 desenhos simbolizando o Antes, Durante e Depois. Clique nos desenhos abaixo para que apareçam no tamanho original em outra janela do navegador depois clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e no menu que aparecer "salvar imagem como" imprima os desenhos e conte a história conforme a sequencia marcada acima. Se você morar em um lugar onde a impressão fotográfica tenha um preço acessível, vale a pena gastar um pouco mais e imprimir como fotografia em formato 20x30 cm para guardar e usar outras vezes a sequência lógica visual da história.

Obs.: Ainda Estou produzindo os desenhos. O primeiro já está disponível, outros virão durante a semana.


Desenhos para pintar:

Para quem gosta de oferecer desenhos para pintura eis as figuras da contação de história em preto e branco para impressão e fotocópia.



Cântico:

Um cântico adequado para essa história é "Ele é Rei" do Minstério Pipoca & Piruá que você encontra no youtube: http://youtu.be/q9Q1_VWCGbQ

Trabalho Manual:

Material: Cola branca, quadrados de papel cartão, areia de rio.

Peça para que as crianças desenhem no papel cartão usando cola branca, o "Rio Jordão", ou João Batista, ou algo sobre a história ou o que sintam-se a vontade. Antes que a cola seque jogue areia em cima do desenho feito com cola. Espere secar para ter um belo desenho texturizado em relevo.

Jogos Colaborativos:

Brinque com as crianças lembrando que João batizava no Jordão. Diga que "um dia João batizou 15 pessoas", as crianças vão contar até 15 um após o outro e quem falar 5, 10 ou 15 deverá abaixar como se fosse batizado no rio Jordão. Dependendo do grupo aumente a contagem enquanto houver interesse ou use múltiplos de 3 de 4 etc. A sugestão do 15 é só um exemplo, use o número mais adequado às habilidades de suas crianças. O jogo só termina quando todos acertarem, não elimine os que errarem mas incentive a colaboração. 

Marco Teles
Tenha cuidado com crianças pequenas junto com maiores no culto infantil pois ambos estão descobrindo seus movimentos corporais e os maiores podem ser perigosamente expressivos para os pequenos. Na hora dos jogos de movimento corporal separe as crianças por idade e maturidade física.



Webgrafia:


Bíblia Sagrada. Almeida Corrigida e Fiel. Marcos 1. Disponivel em <http://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/1> acesso em 11/02/2012

X-tudo. TV Cultura. Técnica de Areia. Disponivel em <http://www2.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/12/tecnicadeareia.htm> acesso em 10/02/2012

Ele é Rei. Ministério Pipoca & Piruá. Disponível em <http://youtu.be/q9Q1_VWCGbQ> acesso em 11/02/2012