10/02/2012

Como estudar a Distância

Muitos tem procurado os cursos a distância para estudar e alcançar formação profissional. Outros procuram formação teológica na modalidade EAD também. Já é fato comprovado que tais cursos não são inferiores aos cursos presenciais, ao contrário, exigem mais disciplina do aluno para aprender e ter bom rendimento. Diria até, sem menosprezar, que um curso presencial, tirando a dificuldade de deslocamento, é bem mais fácil de digerir pela interação mais direta entre professores e alunos. Um aluno de curso a distância precisa ser extremamente disciplinado para que sua relação entre professor e tutores seja bem sucedida e isso nem sempre é às mil maravilhas. Mas a gente supera os problemas e todo mundo cresce junto no processo de ensino aprendizagem. Quero compartilhar com vocês algumas dicas que percebi darem certo para quem estuda a distância, seja observando o sucesso próprio e dos outros ou os diferentes "fracassos" no processo de aprendizagem. Desejo que sejam úteis para você. Vamos lá!

1. Mesmo que o texto a ser lido seja de muitas páginas leia uma média de 10 páginas de matéria por vez. Separe os textos de estudo de forma a agrupa-los nesse número de páginas pois garantirá maior atenção e absorção na coerência da idéias. Acredite, ler muitas páginas por vez não adianta seu estudo mas o atrasa, pois você pode perder a concentração e consequentemente o fio da meada ficando perdido na matéria.

2. Faça uma leitura explorativa, isto é, para saber do que aquelas "10 páginas" tratam. Depois releia uma ou duas vezes de forma mais atenta aos detalhes, na terceira leitura você deve sublinhar o que é importante no texto para seguir para a próxima etapa. Dê uma pausa e vá se distrair antes de continuar.

3. Faça o fichamento de citação copiando exatamente as palavras do autor que você sublinhou anteriormente. Nesse processo você poderá acrescentar termos de ligação, a seu gosto entre colchetes, para diferenciar do texto do autor. Faça essa cópia com certa crítica percebendo que coisas que sublinhou antes podem não ser necessárias por serem redundantes ou mesmo percebendo que esqueceu de marcar algo importante.

4. Após o fichamento de citação, tome o mesmo por base e escreva um resumo das "10 páginas" fichadas com suas palavras. Procure ser ainda mais objetivo e sucinto usando palavras com significação mais objetiva para você. Dê uma pausa para se distrair antes de continuar.

5. Faça um resumo esquemático tipo mapa mental buscando organizar o texto quanto aos argumentos do autor. Lembre-se que nem sempre o autor coloca os argumentos na ordem direta podendo ser necessária uma reordenação para a realização do mapa mental. Complete um capítulo de estudo antes de passar para a próxima fase.

6. Procure familiares ou amigos e peça que eles ouçam uma explicação sua sobre a matéria a partir do resumo esquemático. Isso parte do principio que se você se sentir a vontade para falar e se o outro entender o que você explica, você aprendeu a matéria. Além disso, aprendemos muito mais quando compartilhamos um conhecimento. Nesse momento fuja daqueles que sempre são negativos quanto a você, o vínculo afetivo é importante para sua apresentação e para a avaliação de quem ouve. É desejável que seu interlocutor tenha formação mínima necessária para entende-lo e oferecer feedback.

7. Por fim, depois de ler vários conjuntos de "10 páginas" junte todos os capítulos e escreva uma resenha sobre a obra completa. Guarde isso, pois vai ajudá-lo na preparação da monografia.

Marco Teles
Queria novidade? Não contei nenhuma. Estudo a distância é disciplina de estudo com pausas para refresco após cada "10 páginas". Não estude feito um doido como ensinam os "cursinhos preparatórios", estudar como doido não adianta, apenas faz com que você se sinta mais dependente do professor de "cursinho". Lembre-se: Disciplina e Refresco é fundamental, é melhor estudar 20 minutos com qualidade do que 2 horas em sacrifício improdutivo.