06/01/2012

Constrangimento cor de rosa


Outro dia fui comprar uma camisa e o vendedor quis me empurrar uma camisa cor de rosa, como não acho a cor bonita, nem masculina, rejeitei ao que o vendedor  tentou constranger dizendo que "todo mundo usa" e que "não tem nada a ver". Já ganhei camisas cor de rosa e usei, mas comprar para mim não compro, é um direito meu e não devo ser constrangido nisso. E não foi só o vendedor, várias outras pessoas vieram com a mesma ideia quando comentei o ocorrido, como se eu tivesse que comprar uma camisa cor de rosa para provar alguma coisa.

Antigamente homem não usava cor de rosa e até hoje não me faz falta tal cor. Mas o que parece é que essa generalização é uma "questão de gênero" para a qual é politicamente incorreto se opor ao mercado da moda. Ora, quando você não pode escolher a cor de sua roupa sem constrangimento, há alguma coisa errada. Vamos ver o que nos diz a Bíblia sobre esse assunto e comparar com algumas pesquisas.

Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus. Deuteronomio 22.5
Trajes de homem e de mulher no tempo bíblico eram parecidos, afinal todo mundo usava vestido. Entretanto haviam diferenças sutis que seriam percebidas claramente pelos participantes daquela cultura. Pode-se dizer que isso ou aquilo é vestimenta, ou cor de vestimenta, unissex mas não podemos ignorar nossa cultura de vestuário.

No conceito Bíblico as vestes também simbolizavam o caráter do indivíduo, inclusive na sua cor, as vestes brancas são símbolo de pureza de caráter no contexto de vários textos bíblicos, especialmente no apocalipse. Ora, então qual será a significância da cor rosa em nossa cultura?

Vamos verificar o componente cultural do rosa em nosso tempo. Acesse o Google imagens e faça uma busca por qualquer termo neutro. Digite um número qualquer por exemplo, não existe nada mais neutro por exigir abstração do que um número. Eu digitei os números 0 e 1 em duas pesquisas diferentes. O resultado foram imagens variadas, porém na barra lateral esquerda da busca de imagens você pode escolher filtrar sua pesquisa de imagens por uma cor. Existem várias cores com resultados variados, o verde por exemplo traz muitas imagens de futebol relativo a nossa cultura, mas a tal "questão de gênero" nas imagens é bem variada. Se você filtra as imagens pela cor rosa, com raríssimas excessões, haverá predominância de imagens com tema feminino o que demonstra a força cultural dessa cor na "questão de gênero".

Ora, se verifica-se numa simples pesquisa de imagens que a cor rosa está relacionada ao sexo feminino e a Bíblia nos orienta a não usar vestes culturalmente atribuidas à mulher, e vice versa, porque eu tenho que ser constrangido quando, na minha fé, prefiro não usar o rosa? É constrangimento religioso e "de gênero" contra os homens heterossexuais que desejam seguir a Bíblia.

Usando outra referência como a psicologia da cor, usada no design veremos que segundo a wikipédia, o magenta, que é um tipo de rosa usado em impressos gráficos, desperta as seguintes impressões psicológicas: "luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo", no livro de design gráfico The designer´s toolkit 1000 colors de Graham Davis, os tons de rosa comuns nas camisas da atualidade encontram-se na seção entitulada "Emoção e Atitude: Amor Atualmente" onde as cores da palheta com sua simbologia psicológica são representadas por corações e flexas cor de rosa (página 73).

Podemos ver portanto, que há uma referencia cultural ao rosa quanto a feminilidade e negar isso é somente descaso pela cultura, o que já é algo mau. Entretanto, se esses argumentos não lhe convencem use o seu rosa como quiser mas sem constrangir quem não quer usar. Tal constrangimento é uma imposição velada de um ponto de vista de pessoas com poder de ditar o que a industria da moda vai tentar nos empurrar de forma apropriada para facilitar a disseminação dos conceitos de uma elite qualquer dominante, ou dominadora, na sociedade.

Não vamos fazer uma cruzada contra as cores, não se trata disso, mas repito que devemos ter o direito de usar a cor que desejamos conforme nosso conceito das coisas sem imposição, doutrinamento mercadológico ou constrangimento "de gênero".

A Bíblia também nos aconselha a nos vestir com decência e, tal decência no contexto bíblico, significa que roupa de homem e de mulher não se misturam. E na minha opinião, e no meu direito, inclusive nas cores.

Bibliografia:

Biblia Sagrada. Almeida Corrigida e Fiel. Disponivel em: <http://www.bibliaonline.com.br>
Cor.Wikipedia. Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor> acesso em 06/01/2012
Busca de versículos bíblicos sobre vestes brancas. Disponível em: <http://www.bibliaonline.com.br/acf/s/*/1/vestes brancas> acesso 06/01/2012

GRAHAN, Davis. The Designer´s Toolkit 1000 Colors: Thousands of color combinations. San Francisco: Chronicle Book, 2008.
Pesquisa de Imagens Google. Termo pesquisado "1" na cor rosa. Disponível em: <http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=622&q=1&gbv=2&oq=1&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=s&gs_upl=0l0l0l3002l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0#q=1&hl=pt-BR&safe=off&gbv=2&tbm=isch&source=lnt&tbs=ic:specific,isc:pink&sa=X&ei=XGsGT-2nD4mJgwfb7uS8Ag&ved=0CBwQpwU&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=d1a3a25f48dc8e52&biw=1280&bih=622> acesso em 06/01/2012