23/12/2011

E se fosse seu ultimo Natal?

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

Para muitos este será o último Natal. Pode ser para qualquer um, inclusive eu ou você.

Claro que me refiro ao Natal nessa vida terrena, pois aos que creem em Cristo é reservado muito mais do que um presépio da nossa concepção cultural. Quando penso se este pode ser o último Natal de alguém reflito sobre qual é sua preocupação no momento em que deveríamos comemorar o nascimento de Jesus, mesmo que em reflexão, pois não há ordem bíblica para comemorar o Natal.

Admitamos a comemoração natalina como mais uma oportunidade de falar do amor de Jesus, das promessas que se cumpriram nEle e que fazem diferença em nossa vida espiritual. Infelizmente muitos veem o natal como uma oportunidade de se esbaldar. Não é isso que Jesus espera de nós, Ele quer algo melhor e definitivo para nossas vidas.

Estudando sobre Ensino Religioso descobri uma frase do teólogo Paul Tillich, sobre quem não discutiremos, mas que diz ser a religião 'a preocupação última do homem' ou o sentido último da vida. Claro que ao colocar esse conceito ele o expande até para ideologias num foco filosófico, mas não é isso que nos interessa aqui. O sentido último de nossa vida é comunicado em nossa religião mas não é a religião em si, mas sim o Próprio Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo. É isso o que interessa!

Se este fosse o último Natal de alguém eu aconselharia fortemente que deixasse Cristo nascer em seu coração. Que Cristo seja a preocupação mais importante em nossa vida! Qualquer presente, por melhor que seja, ou por mais bom grado que tenha o presenteador, será passageiro e não pode tomar nossa preocupação mais importante, ou seja, o lugar mais intenso de realização da vida humana. Só Cristo pode fazer isso e diria que Ele não é só uma preocupação como nos disse Tillich mas é a única, real e derradeira solução para nossa vida espiritual e eterna.

Neste Natal não se preocupe em abrir presentes com avidez, mas ocupe-se dAquele que preenche nossas almas de Paz e Alegria eternas.

Desejo-lhe um feliz Natal e que Jesus Cristo seja sua realização pessoal.

Bibliografia

Biblia Sagrada. Almeida Corrigida e Fiel. Disponível em: <http://www.bibliaonline.com.br/acf> acesso: 23/12/2011
RODRIGUES, Felipe. Ensino Religioso: Introdução às Ciências da Religião. Caderno de Estudos. Rio de Janeiro: Instituto A Vez do Mestre.