09/11/2011

Greve de Pelego

Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Salmos 122:6
Estou meio contrariado. Greve é um direito do trabalhador, mas atualmente há algumas greves de pelegos. Pelego era um termo usado pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola e outros sindicalistas da época. O termo significa uma pele de carneiro colocada entre a cela e a montaria para amortecer o atrito com a pele do animal pelo peso do cavaleiro, esta é uma alusão àqueles feitores bajuladores que tentam enganar o atrito existente entre os exploradores do trabalho e os trabalhadores. Sou favor a greve como direito, e muitas são legítimas, mas tenho observado algumas greves pelegas que se aproveitam da onda de manifestações legítimas.

Devemos tomar cuidado com o radicalismos como dizer que greve deve ser rotina ou dizer que greve é algo pernicioso. Tudo depende do interesse que pode ser legítimo ou meramente de politicalha. Me preocupa a banalização desse recurso pois isso não interessa ao trabalhador mas sim aos maus patrões exploradores, aos falsos trabalhadores e aos políticos corruptos.

Quantas greves beneficiam mais a patrões do que a funcionários? Muitas! Não vou enumera-las pois deixo isso para seu entendimento. Alguns sindicatos são reconhecidamente pelegos, entretanto há muitos sindicatos sérios. Realmente há sindicatos dignos de aplausos, não critico estes, refiro-me somente aos pelegos.

Conheci um pastor dominador, do qual diziam que impedia os funcionários da igreja de sindicalizarem-se usando falsos argumentos bíblicos que na verdade eram argumentos distorcidos por seu preconceito. Este pastor não é exemplo para ninguém nesse quesito, e talvez em outros.

Mas porque estou falando isso? Porque vivemos uma profusão de manifestações pelegas, manifestações de legitimidade falsificada que buscam perverter costumes e valores e levar outros a achar que está tudo certo. Algumas reivindicações são pedidas de tal forma que não sejam atendidas pelo patronato para gerar movimento político onde, geralmente, os organizadores conseguem cargos eletivos após as eleições e a referida classe trabalhadora fica décadas com o salário congelado. Abram seus olhos trabalhadores cristãos.

Precisamos estar atentos ao que acontece em nosso país e orar muito. Não devemos participar de manifestações pelegas, devemos seguir líderes legítimos e valoriza-los. Já reparou que praticamente não temos figuras de lideres no Brasil atual? Quando chega a eleição ninguém nos encanta com ideias e propostas, mas trocam afrontas. A paz e segurança que prometem é somente mais um jogo político. Isso acontece porque as pessoas dignas não estão em destaque, estas são discretas e contribuem com a sociedade honestamente, ao passo que os espalhafatosos dão seu espetáculo e enchem algumas elites de dinheiro.

Claro que Jesus é nosso líder supremo, mas numa democracia representativa precisamos de verdadeiros homens públicos compromissados com o bem e especialmente que respeitem valores construídos socialmente e que não considerem a religião como um pecado, ou pior.

Esta postagem talvez esteja muito politica para um blog cristão, mas quem disse que cristão não é cidadão e não se preocupa com os acontecimentos? Preocupamo-nos sim e fazemos diferença sem jogos políticos, mas pela operação da Palavra de Deus em nossas vidas. Somos uma geração de servos de Deus formados nos valores de Cristo e não em valores de "revolucionários sem causa" que sempre procuram uma nova bandeira para lutar porque a anterior já ficou rota. Deus é a nossa Bandeira e ele é eterno, não precisamos ficar trocando de bandeiras conforme o ritmo da política pois seguimos o ritmo da Vontade de Deus.

Somos cristãos e somos cidadãos, oremos e transformemos nosso entorno pelo testemunho sabendo filtrar o que é bom do que é mau. Essa profusão de manifestações parece esconder algo mais significativo politicamente e que não está aparente a nossos olhos, mas nada se esconde dos olhos de Deus. Essa onda de peleguismo pode trazer algo desastroso para a nação. Oremos para que o Senhor mande socorro a nossa nação e nos dê discernimento para ouvir líderes honestos e principalmente ouvir a Jesus o Supremo Pastor e Bispo de nossas almas.


WEBGRAFIA
Wikcionário. Pelego. Disponível em: http://pt.wiktionary.org/wiki/pelego acesso: 09/11/2011