23/10/2011

Leitura Dinâmica da Bíblia


É comum pessoas perguntarem se podem, ou devem, fazer leitura dinâmica da Bíblia. Para quem não sabe, leitura dinâmica é uma prática de aceleração da leitura que busca apreender dados mais significantes à primeira leitura de um texto. Quanto à leitura dinâmica da Bíblia tem seus prós e contras.

Vejamos primeiros os fatores contrários a leitura dinâmica como unica prática de leitura da Bíblia, como dissemos acima este é um tipo de leitura acelerada e a velocidade nem sempre é amiga do bom entendimento. Lendo rápido temos uma visão geral e ao mesmo tempo superficial do texto e, sendo a Bíblia um livro de conduta e fé além de possuir certas especificidades da época que dificultam o entendimento de alguns textos, essa rapidez é indesejável numa leitura que busca conhecimento da Bíblia para a vida que deve ser alcançado através de meditação e oração. Outro contra que pode ser considerado é uma postura pouco reverente de quem lê o texto Sagrado somente com esta técnica de leitura, pois quem lê assim pensa que domina o texto no que interessa, entretanto nós é que devemos ser avaliados pelo texto Bíblico em meditação e oração, repito.

Mas não precisamos ser extremamente radicais proibindo a leitura dinâmica da Bíblia, pois muitos a fazem por séculos. Como você acha que algumas pessoas leem a Bíblia toda em um ano? Através da leitura dinâmica explorativa com um menor grau de meditação. Isto nos mostra que a Bíblia pode ser lida em leitura dinâmica desde que usemos tal técnica para ter uma visão geral das escrituras bem aprimorada pela repetição do ler. A repetição é uma prática importante de memorização e não podemos dizer que a aprendizagem esteja desatrelada da memória, ao contrário, tendo uma visão geral consolidada somos capazes de fazer outras ligações com textos diferentes melhorando o raciocínio durante nossa leitura Devocional Meditativa em Oração.

Precisamos ler a Bíblia em Meditação, perguntando o que ela quer dizer para nós, em oração, pedindo a Deus que nos ilumine para entender sua Palavra e de maneira devocional no sentido de ser uma leitura por devoção a Deus, feita diariamente. Essa é a melhor maneira de ler a Bíblia. Entretanto, vemos que a leitura dinâmica da Bíblia não substitui a leitura devocional mas nos auxilia no ponto em que nos situa no contexto geral para entender o trecho devocional escolhido que geralmente possui poucos versículos.

Para exemplificar, pense que você está lendo um salmo de Davi. Com uma visão geral da história e promessas feitas a Davi você enriquecerá o entendimento do salmo e saberá até onde buscar a referência pela história e não pelo endereço, o que do meu ponto de vista é mais desejável.

Concluindo, não abandonemos jamais a leitura Bíblica Meditativa, Devocional, em oração, antes demos a ela nossa prioridade e usemos a leitura dinâmica como um auxiliar paralelo, de importância secundária, para auxilar nossa devoção que busca entender a vontade de Deus para nós.

ILUSTRAÇÕES

WIKIPEDIA.  Cópia da Bíblia de Gutemberb, Congresso dos EUA. foto de Mark Pellegrini. Disponivel em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gutenberg_Bible.jpg   perfil do autor em http://en.wikipedia.org/wiki/User:Raul654 acesso em 23/10/2011