10/09/2011

O medo de ser luz

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Mateus 5.14-15

Vista_general_de_Masada.jpg
Plano geral de Massada. Fonte: he.wikipedia


Quando leio estes versículos acima vejo que somos a luz do mundo comparados a uma cidade fortificada e ao mesmo tempo a uma lamparina sob uma vasilha de medir. As cidades da antiguidade buscavam lugares protegidos, as montanhas eram bons lugares pois podiam se proteger melhor do ataque dos inimigos. Conta o historiador Flávio Josefo que resistentes judeus cercados por legiões romanas na fortaleza de Massada, situada em uma montanha considerada inexpugnável, resistiram por dois anos até o fim da batalha.

Às vezes, mesmo sendo luz do mundo, através da fé em Cristo, negligenciamos a nossa cidade sobre a montanha. Pensamos em derrotas quando temos ao nosso lado aquele que é o Todo Poderoso. Nossa cidade não será derrotada como Massada, pois está firmada em Cristo que é a Rocha Eterna. Então porque temer ao mundo? Porque nos conformar? Nossa função é resplandecer a glória de Cristo, não importando a ofensiva, pois não podemos desobedecer a Deus por medo dos homens.

Outros momentos nos consideramos como lamparinas, pensamos que nossa luz é tão fraca que preferimos nos esconder, até mesmo debaixo da cama para não falar de Jesus às pessoas. Não é assim que Jesus nos ensina. A nossa luz deve estar em lugar visível, sem timidez, para anunciarmos a Cristo. Apocalipse 21.8 diz que os tímidos não herdarão o reino dos céus, mas não se refere a qualquer timidez porém à timidez em falar de Jesus. Não podemos nos envergonhar de testemunhar de Cristo.

Oremos para que Deus nos abençoe para fazer diferença nesse mundo anunciando seu Evangelho com fervor e coragem, pois Ele está em nós.

Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10.33

WEBGRAFIA
Bíblia Sagrada. Almeida Corrigida e Fiel. Disponível em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ acesso: 10/09/2011
Wikipedia. Massada. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Massada acesso: 10/09/2011

FOTOGRAFIA

Wikipedia. Foto: Plano Geral de Massada. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vista_general_de_Masada.jpg acesso: 10/09/2011