28/09/2011

Experimentar Deus

Existe uma predisposição entre alguns cristãos de "experimentar Deus" que não me parece apropriada. Muitas vezes nesse "experimentar" surgem exageros grosseiros denominados de "mistérios". Ora, se tudo que não tem base Bíblica for considerado "mistério" acaba valendo tudo. Quero meditar com vocês sobre como nos relacionamos com Deus e porque não o experimentamos.


Significado de Experimentar
v.t. Ensaiar, verificar as qualidades de, pôr à prova: experimentar uma ponte, a honestidade de alguém.
Conhecer por experiência, sentir: experimentar alegria.
Sofrer, suportar: experimentar dificuldades.

Primeiramente, os objetos de experimentação são isso mesmo: objetos. Deus não é um objeto é uma pessoa que deseja relacionar-se conosco em Sua santidade (João 4.24). A partir dai vemos que já no campo semântico, o termo experimentar não é adequado ao nosso Senhor. O termo mais apropriado seria comunhão que é um relacionamento onde compartilhamos com o próximo o viver para Deus.

Notoriamente Deus se Revela ao homem, tanto na revelação natural, através da criação, quanto na Revelação escrita, a Bíblia Sagrada. Strong citava décadas atrás que não fora encontrado nenhum grupo humano sem noção de Deus e não encontraram até hoje, pois Deus se revela a nós entretanto nossa carnalidade se rebela contra Ele. Consideremos que Deus não pode ser meramente "experimentado" e que Ele se Revela a nós, então para ter comunhão com Ele é fundamental focar na Sua Revelação, especialmente a escrita, a Bíblia Sagrada.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. (Romanos 1:18-19)
Deus sabe que podemos reconhecer sua Revelação e que experimenta-lo é ilusão de feiticeiros, por isso formalizou Sua Revelação nas Escrituras para que tenhamos vida eterna. As experiências podem falhar, mas a Palavra de Deus dura para sempre. Um crente que baseia sua fé em experiências é como um cientista que seleciona por tentativa e erro, só que tentativas e erros no mundo espiritual são caros demais.

Fuja da tentativa e erro fatais, encontre a Deus nas Sagradas Escrituras e fundamente sua fé no Verbo eterno, Jesus Cristo. Um alicerce não é construído com tentativas, se várias tentativas de construir um alicerce em um terreno falham é óbvio que o terreno não é adequado.

Construamos nossa morada espiritual em Cristo que é a Rocha Eterna e não na experiência que é como areia que se esvai.

WEBGRAFIA:

Biblia Sagrada. Almeida Corrigida e Revisada Fiel. Disponível em http://www.bibliaonline.com.br/acf/ acesso 27/09/2011

Dicionário Online de Português: Experimentar. Disponível em http://www.dicio.com.br/experimentar/ acesso 27/09/2011

LANGSTON, A.B. Esboço de Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: Juerp,