27/06/2011

Trindade


Algumas seitas pseudocristãs são contrárias à doutrina da Trindade. Estes não acreditam que Pai, Filho e Espírito Santo sejam a mesma pessoa. Confundem a pessoalidade de Deus com a pessoalidade humana tentam julgar Deus como se fosse homem e não o entendem como Deus que de fato é.

Já deixei aqui em outra postagem uma consideração sobre a questão da pessoalidade e transcendencia de Deus. Farei um pequeno resumo para explicação.

Deus é uma pessoa. Deus é transcendente. Pessoas tem caracteristicas próprias da pessoalidade como interpessoalidade e transpessoalidade. A pessoalidade é a individualidade. A interpessolidade e a relação com outras pessoas semelhantes. A transpessoalidade é a transcendencia da individualidade.

Deus é capaz de relacionar-se consigo mesmo e com outras pessoas de forma transcendente e infinita. As manifestações da pessoalidade, interpessoalidade e transpessoalidade ocorrem ao mesmo tempo em todas as pessoas da Trindade e por ocorrerem assim, em três pessoas, não há conflito, pois sempre estarão ligados interpessoalmente sendo três pessoas em uma.

Concordo que ísto é bastante especulativo, mas não é doutrina, é apenas uma explicação. Você pode se aprofundar mais nesse assunto na postagem "A Trindade Divina e a Lógica" publicado neste blog em 2009. Portanto, feitas essas considerações, vamos a análise de alguns textos que apresentem a Trindade. O fato do termo Trindade não aparecer na Bíblia não significa que a Doutrina não seja coerente com as Escrituras, assim como nossa dificuldade em entender a natureza de Deus não nos dá autoridade para inventar nada. A Trindade é bíblica, outras considerações são mundanas.

Um texto que nos mostra a Trindade de forma especial é Hebreus 1.1-4. Os dois primeiros versículos nos dizem que Deus enviou sua Palavra, antigamente, pelos profetas. Essa profecia referida é a única digna de reverência e obediência, a qual se concluiu em Cristo como nos mostra o versículo 2.

O versículo e 2 e subsequentes nos mostra que foi Jesus e não os anjos quem participou da criação de forma plural em Gênesis 1.26. Portanto, a Trindade não é algo novo, inventado; Hebreus confirma sua veracidade desde o primeiro livro da Bíblia, desde a origem de tudo.

Quero destacar também que Jesus é a imagem expressa do próprio Deus. O termo usado para imagem neste e em outros textos como 2 Coríntios 4.4 e Colossenses 1.15-16, dá a idéia de gravação em pedra o que não fundamenta o culto a estátuas mas demonstra que Cristo é a rocha da nossa Salvação na qual encontramos o próprio Deus. Mateus 7.24 nos mostra que edificar em Cristo é edificar sobre a Rocha. Romanos 9.33 e 1 Pedro 2.8 nos mostram que Deus é Rocha de Salvação para os que crêem e de escândalo para os que se perdem. Portanto vemos que Jesus é a expressão concreta da imagem de Deus como Rocha de Salvação, não como mera estátua, e sendo a Rocha em que nos firmamos como expressa imagem de Deus é o próprio Pai em pessoa também.

A Trindade é uma daquelas doutrinas que não foram feitas para entender mas para reconhecer. Deuteronomio 29.29 já nos alerta sobre a importancia de saber separar o que nos foi revelado completamente e o que não foi. Tudo acerca da Salvação nos foi revelado completamente, pois a Bíblia é um livro prático e para ser praticado. A questão da Trindade não é pratica, por isso não foi revelada em sua totalidade. Os teólogos fiéis a Deus e coerentes com as Escrituras entendem que a Trindade está na Bíblia Sagrada, é um fato, mas transcende a compreensão humana.

Sob o exposto, não percamos nosso tempo com aqueles que negam a Trindade, pois para negar algo é necessário ter certeza e fundamento bíblico do que se diz. A Trindade não se explica e, portanto, não é algo para ser questionado pois é um dos mistérios que pertencem a Deus.


Heb 1:1-4 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.


WEBGRAFIA

Biblia Sagrada, ACF. Hebreus 1. Disponível em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/1 acesso: 27/06/2011

Got Questions: O que é o Trinitarianismo? É o Trinitarianismo bíblico? Disponível em:http://www.gotquestions.org/portugues/trinitarianismo.html acesso: 27/06/2011

Got Questions: O que a Bíblia ensina a respeito da Trindade?  Disponivel em: http://www.gotquestions.org/Portugues/Trindade-Biblia.html acesso: 26/06/2011

Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira. Disponível em: http://www.batistas-df.org.br/index.php?page=doutrina_batista acesso: 27/06/2011

A Bíblia e Você: A Trindade Divina e a Lógica. Disponível em: http://www.abibliaevoce.com.br/2009/08/trindade-divina-e-logica.html



iLumina Gold Em Português - Bíblia iLumina - iLumina Bible Software in Portuguese