01/05/2011

Protagonismo Cristão?

Hoje estudamos a lição sobre o apóstolo André na Escola Bíblica Dominical. Na lição, André era citado como protagonista de ações como a multiplicação dos pães e peixes quando outros preferiram ficar como coadjuvantes. Mas o que nos chamou a atenção foi a palavra protagonista. Quem são os protagonistas? São os crentes ou É Cristo? Definamos protagonismo para entender quem é protagonista.
Uma das definições do Dicionário priberam para protagonista é "Interveniente em episódios da vida quotidiana" , isto significa num sentido mais completo de protagonismo que todos os que interferem na transformação de uma realidade são protagonistas, não denotando necessariamente a primazia, como ocorre com outras aplicações da palavra. Talvez a duplicidade de aplicações gere confusão mas o protagonista não é um pastor orgulhoso, mas um servo humilde e atuante na obra de Deus.
O dicionário de Grego Bíblico de Strong no verbete G4865 define uma palavra que pode-se dizer similar a esta idéia de protagonismo. A palavra é συναγωνίζομαι que significa lutar acompanhado e, figurativamente, indica associação para ajudar como companheiro.
Este contexto aparece mais explícito em Romanos 15.30 "Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus", esta é exatamente a idéia de protagonismo de que falamos. O protagonismo segundo a vontade de Deus. É claro que existe o protagonismo mundano e egoísta, mesmo entre pastores e outros crentes, mas este não é o nosso alvo.
Exerçamos o protagonismo que Deus deseja, no qual concordamos, e refutemos o protagonismo mundano contrário a vontade de Deus. Explicando de forma simples como meu irmão em Cristo Claudinei: "Nós somos os protagonistas, mas é Jesus que faz o filme".
WEBGRAFIA:
Protagonismo: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=protagonismo acesso em 01/05/2011
STRONG, James. King James Bible Strong's Greek Dictionary. Disponível em: http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRGRK48.htm acesso em 01/05/2011