13/03/2011

Pecado e Competência

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Romanos 5.12)

Adão e Eva
Por Adão entrou o pecado no mundo. Uma atitude desobediente de quem desejava tomar o lugar do Senhor. Irresponsável também, pois implica na incapacidade de substituir o todo poderoso.

Se tal irresponsabilidade fosse possível, toda criação sucumbiria à incompetência humana de sustentá-la, pois Deus fez o homem apenas para administrar a criação, não para pensar inutilmente que poderia sustentá-la.

A desobediência ao sustentador da vida foi uma afronta a própria manutenção da vida, cuja consequência óbvia seria a morte. Com o pecado afrontamos a Deus e perdemos a vida que se sustenta em Deus. Se não somos sustentados por Deus não teremos vida eterna.

O pecado é a desobediência irresponsável e egoísta de quem se afasta de Deus. O pecador desobediente é diferente do cristão. O primeiro entrega-se orgulhosamente à morte. O segundo desfruta das bênçãos do criador da vida.

Homens egoístas e irresponsáveis encontram somente a morte. Nenhum homem é melhor do que outro. Não há um justo sequer (Romanos 3.10). A humanidade em si mesma é incapaz de encontrar vida. Mas Deus é diferente de nós, Ele nos ama e nos preparou a Salvação.

A pecado entrou no mundo pela humanidade. É justo que a humanidade se responsabilize por sua saída, mas o homem é incapaz. Para satisfazer essa justiça Jesus se tornou homem, deixando temporariamente a sua glória. A morte é o legado do pecado. Jesus venceu a morte para nos resgatar para a vida eterna.

Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.(2 Coríntios 4:14)

Jesus tomou sobre si a responsabilidade que não podíamos honrar. Somente por amor, para nos dar mais uma chance de viver em comunhão com Deus. Como temos aproveitado essa oportunidade? Como ficaremos se voluntariamente a recusarmos eternamente? Aceite a Jesus em seu coração e tenha a vida que só Ele pode dar.