24/02/2011

Vergonha e Timidez

Vergonha e timidez são coisas semelhantes mas não iguais. O tímido orienta seu comportamento pela vergonha, na sua necessidade de ser aceito e nos valores que estabelece quanto a visão de si mesmo e do próximo.

Algumas pessoas erroneamente, dizem que a timidez leva ao inferno. Isto é um erro. Geralmente baseiam esta afirmação em versões que traduzem como timidez o fato de envergonhar-se da Palavra de Deus. Porém uma pessoa pode ser tímida e não se envergonhar de anunciar o evangelho. Sendo assim, a timidez como traço de comportamento não conduz ninguém ao inferno, mas é importante que mesmo sendo de temperamento tímido não nos envergonhemos da Palavra de Deus.

Deus respeita nossas características e qualidades. Ele não espera de nós mais do que podemos fazer. Não é necessário entrar para um grupo de teatro ou de dança para testemunhar de Cristo. Cada um deve testemunhar de sua maneira, desde que não se envergonhe da Palavra Salvadora de Cristo. Envergonhar-se da Palavra de Deus é um aspecto espiritualmente negativo da timidez. Mas, tenho certeza que existem tímidos que demonstram mais seu amor a Deus do que muitas pessoas consideradas extrovertidas.

Todos nós, devemos professar nossa fé, sem vergonha, com júbilo pelo que Jesus fez por nós, para que não nos encontremos entre aqueles de quem Jesus se envergonhará no dia do juízo.

Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. Marcos 8:38