09/01/2011

Coleira para crianças nerd

Hoje vi uma coisa muito triste e preocupante: uma coleira para crianças. Talvez você pense que foi em algum lugar muito carente de afeto e informação. Não foi. Um bairro tradicional do Rio de Janeiro, um Shopping elitizado foi o cenário.

A coleira para crianças parecia muito com aquelas usadas nos poodles e outros cachorrinhos de madame. Presa pelas costas, a criança é controlada pelos pais a certa distância segura enquanto fazem suas coisas de adultos. Talvez a invenção seja bem intencionada, tanto quanto qualquer outra invenção. Quero pensar com você sobre o perigo da coleira para crianças.

A coleira é instrumento de restrição, de submissão até. Quem está no controle mantém-se confortável enquanto os controlados não podem reagir pois não alcançam o nó que prende as costas. Precisamos correr com as crianças, rolar com elas, abaixar para conversar a sua altura, administrar pirraças, mas segurando-as pelas mãos e não por uma coleira.

A Bíblia Sagrada, referindo-se ao ensino da Palavra de Deus na prática de vida, nos diz em Deuteronomio 6.7: "

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te".

Deus não quer que usemos coleiras em nossos filhos, Ele quer que participemos da vida das crianças como exemplo.

Numa época de Big Brother aos moldes da ficção científica do livro 1984, onde as pessoas já se acostumam a ser vigiadas o tempo todo, falta apenas acostumar as novas gerações ao controle remoto humano. O que estamos fazendo com nossas crianças? Isso é educação ou somente condicionamento conveniente?

Alguém poderá dizer "Ah, o versículo 8 do mesmo capítulo manda que os judeus usem filactérios, que são um tipo de coleira religiosa". De certo modo pode-se até ponderar com isso, mas destaco apenas uma grande diferença: Os que usavam filactérios o fazem quando podem entender claramente seu significado, aos 13 anos entre os judeus, antes disso o ensino participativo, através do diálogo e exemplo, é o modelo bíblico de transmissão de valores.

Qual modelo você deseja para formar valores em seus filhos? O modelo mundano controlador, ou o modelo bíblico que deseja liberdade para os homens através do conhecimento da verdade? Pode-se alegar que a igreja é e foi, muito controladora. É fato, mas isso só ocorre quando a igreja se afasta do genuíno ensino bíblico. Não use as falhas da igreja que também devem ser corrigidas para permanecer no erro.

Na década de 80, havia uma música que dizia: "troque seu cachorro por uma criança pobre", parece que a situação está cada vez pior, pois os abastados estão trocando seus cães por sua própria prole. Que Deus nos abençoe, e que possamos esperar um dia onde nossos jovens serão mais do que "nerds de coleira", serão filhos de Deus.
He Touched Me - The Gospel Music of Elvis Presley He Touched Me