27/12/2010

Ler a Bíblia em ordem Cronológica

Quando lemos a Bíblia fazemos conforme a seqüencia dos livros. Poucos sabem que embora tal seqüencia seja mais ou menos cronológica, são muito mais temáticas conforme o assunto do livro. Por exemplo: os acontecimentos do livro de Jó ocorreram em época semelhante aos acontecimentos de Genesis 8-11. O Salmo 90, foi composto por Moisés no período de Números 14-15.

Algumas datações não são precisas mas muito aproximadas. Seguir a leitura bíblica em ordem cronológica nos dá uma visão geral da história da Salvação conforme a narrativa Sagrada. Por isso indico um link para leitura Bíblia em ordem cronológica que pode ser muito util aos leitores das Sagradas Escrituras.

Recomendo às igrejas que não possuem recursos para adquirir literatura para escola dominical que sigam a ordem cronológica de leitura para suas lições. Isto pode ser feito lendo os textos separados para cada semana, pois são separados em 365 dias, preparando as lições e estudando na Escola Dominical. Não pensem que a revista da EBD é imprescindível, ela é apenas um instrumento facilitador (mesmo que às vezes atrapalhe) o nosso livro didático por excelência é a Bíblia, e deve ser utilizada acima de qualquer outro na EBD. É interessante que professores busquem referências na seguinte literatura que deve fazer parte da biblioteca mínima de todo ensinador cristão:

1. Diferentes Versões da Bíblia - Não despreze nenhuma versão pois todas tem seus méritos e dificuldades. Embora alguns puristas discordem, há expressões mais bem traduzidas na Bíblia na Linguagem de Hoje do que nas versões mais tradicionais. Isso significa que uma versão quando comparada com outras nos abre mais a compreensão sobre o sentido dos textos lidos. Se persistir alguma dúvida consulte seu pastor, ele está aí pra isso.

2. Dicionário Bíblico - Os dicionários Bíblicos dão detalhes sobre personagens, objetos, lugares, que somente um estudo mais aprofundado poderia permitir, os verbetes de um bom dicionário bíblico baseiam-se nesses estudos. Um dicionário Bíblico poderá ajudá-lo, por exemplo, a não dizer que Jonas comeu as abóboras da aboboreira que cresceu perto dele quando saiu de Nínive indignado, afinal o Dicionário Bíblico nos conta que aquele tipo de aboboreira era venenosa.

3. Manual de Usos e Costumes nos tempos Bíblicos - um manual de usos e costumes nos ensina muito sobre a cultura da época, como as pessoas se comportavam e os detalhes humanos de seus relacionamentos sociais, por isso é diferente do Dicionário Bíblico e o completa pois enquanto um vê o assunto como objeto a ser definido, o outro mostra como os homens agem sob convenções sociais que os influenciam para as mais diferentes atitudes.

4. Declaração Doutrinária de sua denominação - Se você é batista use nossa declaração doutrinária para preparar suas aulas bem como nosso Principios. Se você não é batista, procure a documentação de sua denominação para não ser pego falando contra sua fé. Estes documentos podem ser adquiridos em livrarias evangélicas ou em sites da internet. Não despreze estes documentos pois são muito importantes para que entenda os motivos de sua fé e possa ensinar com idoneidade.

5. Esboço de Teologia Sistemática de A. B. Langston - Juerp. Este livro é o conteúdo condensado da Teologia Sistemática de Strong atualmente publicado pela editora Hagnos. Teologia Sistemática é nada mais do que o estudo da Bíblia a partir de seus temas principais reunidos de tal forma que permita um entendimento geral das escrituras, pois as doutrinas estão espalhadas nos diferentes livros. Indico a publicação de A.B. Langston por ser menor que a de Strong (300 páginas), portanto, de mais fácil acesso ao professor de EBD, mas se quiser voar mais alto (Strong tem milhares de páginas), fique a vontade.

6. Uma Bíblia de referência como a Thompsom, que relaciona os versículos de forma exaustiva em diferentes livros ajuda bastante. A Thompsom é melhor que manuais bíblicos e comentários bíblicos, pois ela faz com que você pesquise e faça suas descobertas e que não fique preso aos possíveis erros teológicos de comentários e manuais. Na minha opinião comentários e manuais devem ser lidos por quem tem formação teológica equivalente para analisá-los, concordar ou discordar deles. Se você não tem essa formação tome cuidado e, último caso, use-os para confirmar conclusões que já observou na sua pesquisa.

7. Uma concordância Bíblica. Quantas vezes você já procurou um versículo e não conseguia achar? As concordâncias Bíblicas facilitam a busca por palavra chave, basta apenas lembrar o texto ou parte do texto de um versículo. Procure na concordância o famoso versículo que ninguém sabe onde está "uma alma vale mais do que o mundo inteiro", você terá uma surpresa.

Acesse o link da Leitura Bíblica em ordem cronológica, imprima se for mais confortável para colar na capa de sua Bíblia e tenha uma boa leitura, e aproveite para incrementar sua EBD com o Livro Didático correto.