18/11/2010

A Sabedoria e o Tiririca

Enquanto quebro a cabeça com minha monografia, outros implicam com o Palhaço Tiririca. Dizem que ele é analfabeto funcional. Que falsificou documentos sobre escolaridade. Perda de tempo! Quantos deputados temos que são analfabetos funcionais e ninguém viu isso?

Aliás considerar Tiririca analfabeto funcional é no mínimo curioso. Para alguns teóricos o analfabeto funcional, não é exatamente o que domina a escrita e leitura dos sinais gráficos. Analfabeto funcional é aquele que tem dificuldades em funções "letradas" do idioma, adquiridas até pela convivência, isso está ligado ao processo de "letramento" que em países como França e Estados Unidos são um campo à parte da alfabetização. O próprio censo, considerava até bem pouco tempo (se não considera ainda) como alfabetizado aquele que sabia escrever o próprio nome.Portanto, como dizer que Tiririca é analfabeto funcional se mesmo os teóricos divergem quanto ao assunto?

Devemos procurar outros deputados para fazer o mesmo teste, afinal, devem existir outros iguais. Não devemos discriminar, por descuido na abrangência da ação, o Tiririca.

E quanto a analfabetismo funcional: Será que um cara com tanta capacidade de criação e expressão, mesmo que humorística, é um incapaz no campo do letramento? Penso que não.

Fico pensando quem é o palhaço: ele ou eu? Ou seríamos nós, que não entendemos a manifestação de significado provocada na sociedade brasileira, por Tiririca?

Não avaliemos o Tiririca, mas vejamos que ocorre um problema quanto à Sabedoria. Sabedoria não é ter muito conhecimento, mas saber viver com qualidade com o conhecimento que tem. Veja o que Nos diz Provérbios 4.5-7:

Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

A Sabedoria enfatizada por Salomão não é livresca, ou intelectual, embora não exclua isso, é a Sabedoria que tem aquele que serve a Deus. Viver com qualidade para o que serve a Deus é viver conforme a vontade de Deus, com qualidade, entre mundanos e perversos. Isso é mais difícil que dominar qualquer teoria! Muitos se rendem e abandonam a Sabedoria. Preferem o intelectualismo. Ser intelectual é bom, mas não é fundamental. Você pode viver bem, mesmo que se diga "burro", e um intelectual ter uma vida miserável. A questão principal é ter conhecimento com Sabedoria. Quantos políticos, cheios de diplomas que conhecemos, podemos chamar de sábios segundo o coração de Deus? Creio que são poucos, mesmo entre os cristãos.


Que possamos pelo menos tirar uma lição da história do Tiririca, mesmo que ele não seja sábio, pois como palhaço faz papel de tolo: Ninguém é tão importante ou tão sábio que não possa ser confundido por um simples palhaço. Mais importante ainda: ninguém é tão importante e tão sábio que não precise buscar sabedoria e conhecimento na onisciência de Deus.

Kindle - ebook reader

 Kindle 3G Wireless Reading Device, Free 3G + Wi-Fi, 6" Display, Graphite, 3G Works Globally - Latest GenerationKindle Wireless Reading Device, Free 3G, 6" Display, White - 2nd GenerationKindle Leather Cover, Black (Fits 6" Display, Latest Generation Kindle)