27/11/2010

Oração pela paz

O Salmo 122 era um cântico dos degraus. Era cantado quando os peregrinos judeus subiam a Jerusalém para adorar a Deus. No Rio de Janeiro, hoje, há trabalhadores de comunidades carentes que desejam subir cantado para seu lar, mas são ou foram impedidos por bandidos.

A polícia faz um bom trabalho, mas é emergencial. A paz duradoura só vem com uma vida dedicada a Deus. Vejamos o que o salmo 122 nos ensina quanto a obedecer a Deus e poder caminhar com liberdade e alegria.

1. Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.
2. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
3. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta.
4. Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR.

Nos versículos de 1 a 4 que o princípio da alegria está em aceitar o convívio na casa de Deus. Este convívio não é virtual, à distância, mas "dentro das tuas portas" como diz o salmista Davi. Precisamos estar dentro da casa de Deus para que nossa alegria se complete. Estar na casa de Deus não é só um deslocamento no espaço. É um deslocamento no espaço geográfico, de comunhão e de disposição interior.

Há aqueles que estão no espaço geográfico mas tão distantes na comunhão e na fé. No Rio de Janeiro fala-se muito em Deus, mas somente virtualmente. Muitos não buscam uma comunhão de aprendizagem da Palavra de Deus para vivê-la, apenas se contentam em pertencer a um grupo ou buscar bênçãos. Se vivemos assim poderemos fazer duas coisas: ou magoamos o próximo afastando-o da casa de Deus ou magoamos a nós mesmos deixando o prazer de servir a Deus para um segundo plano e valorizando mais as coisas que nos afastam de Deus do que as que nos aproximam.

Alguns permanecem numa igreja por acharem que é certo permanecer naquela igreja. Não bem assim. Permaneça numa igreja se você sentir que é o lugar ideal para você servir a Deus. É melhor buscar outra congregação do que tentar transformar a igreja local conforme nossa vontade. Afinal, existem outros irmãos que entendem que ali é o lugar ideal para servir a Deus, e estão alegres em ir àquela casa de oração.

Sentir-se bem dentro da igreja, no seu ambiente físico e comunitário, sentir-se pertencente àquele lugar, é fundamental para uma verdadeira comunhão em alegria. Pessoas fora da igreja, mesmo que dentro de seu espaço físico, não podem ser felizes.

Muito da violência no Rio de Janeiro deve-se a uma realidade onde a alegria é procurada fora da casa de Deus. Em bailes, em drogas, em sexo fora do casamento, em desejar levar vantagem em tudo. Fora da casa de Deus não há paz. Por mais que pareca "nos dar bem" o seu fim será a falta de paz.

Para estar felizes na casa de Deus precisamos de natureza renovada, e de um ambiente adequado a essa natureza. Infelizmente existem igrejas contrárias à própria natureza do salvo e, portanto, incompatíveis com a verdadeira alegria e paz. E dai? Vamos nos preocupar com as falsas igrejas? Não! Façamos das nossas igrejas, verdadeiras, a partir de nosso próprio viver para que contagie outros.

Não há paz sem a alegria de estar na casa de Deus. Também esta alegria é cultivada pela oração. O salmista no versículo 6 diz: "Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam". Jerusalém era o centro do culto no templo judeu. Hoje, cada cristão é Templo do Espírito Santo, portanto devemos orar para a paz se encontrar onde nós estivermos.


Devemos orar pelas autoridades, pelos policiais, bombeiros, profissionais de saúde e muitos outros que estão trabalhando duro nesse momento de emergência. Mas é importante que oremos também pela manutenção paz em nosso interior, nosso templo, e também pela igreja em que congregamos, para que a vontade de Deus prevaleça em nossa vida e realmente encontremos alegria de estar na casa de Deus e também no templo de nosso corpo, e mente, e comunidades.

Orando assim, contribuímos para a paz no Rio de Janeiro, também.

Anúncios:

Sony Walkman NWZE345BLK 16 GB Video MP3 Player (Black)Sony Walkman E-340 Series 8 GB Video MP3 Player - Red (NWZ-E344)SanDisk Sansa Clip+ 2 GB MP3 Player (Black)