28/05/2010

Não deixe que escolham por você

Saul foi o primeiro rei de Israel. O livro de 1 Samuel 10.17-24 conta como foi escolhido como rei. O povo era governado por Deus através de juízes e profetas, mas queriam um rei imponente como os outros povos – queriam ostentar poder, e com isso rejeitar a Deus.

Mas Deus foi misericordioso e escolheu Saul para seu povo. Lendo o texto notamos que Deus escolheu um rei como o povo queria. Lançar sortes era uma forma comum de consultar a Deus, usada para coisas difíceis de decidir. A sorte caiu sobre Saul, mas ele se escondeu entre as bagagens para não ser encontrado.

Consultaram de novo a Deus, descobriram onde Saul estava e o arrastaram para assumir seu cargo. O povo ficou feliz e orgulhoso pois conseguiu um rei como queria, mas era apenas um rei que se escondia nas bagagens.

A sociedade atual também escolhe as pessoas pela aparência, preferem seus próprios desejos oferecidos pelo marketing do que aquele de quem realmente necessitam. Quem trabalha com propaganda sabe que um propagandista não oferece o que as pessoas precisam. Propagandistas conduzem as pessoas ao consumo a partir do que elas desejam. O desejo orgulhoso, a busca pelos padrões mundanos, nos afasta de Jesus.

O evangelho é completamente contrário à propaganda, pois pregamos a conversão e arrependimento e ninguém quer se converter de seus pecados. Somente a ação do Espírito Santo é capaz de convencer o homem do que ensina a Bíblia Sagrada.

Ninguém pode mudar o coração das pessoas. A propaganda não muda o coração das pessoas, apenas alimenta seus desejos carnais para que atendam ao apelo dos anunciantes. Ao pregar o evangelho seguimos caminho contrário ao desejo humano, por isso é impossível ao homem converter alguém a Cristo. Mas o Espírito Santo convence do pecado, da justiça e do juízo.

Ao evangelizar não devemos dar valor a coisas ou pessoas que estão escondidas entre as bagagens, que são as cargas pesadas da vida. Devemos valorizar a Cristo que tira de nós o fardo do pecado e nos conduz ao céu onde Ele mesmo está.

Que Deus nos abençoe com sabedoria para aprender a escolher corretamente.


Amazon:
Historia de los Bautistas Tomo 3 (Spanish Edition)
Historia de los Bautistas: Tomo 1 (Spanish Edition)
Historia de los Bautistas: Tomo 2 (Spanish Edition)