22/04/2010

Aula para crianças sobre a Criação

Tenho ouvido muitas considerações sobre material didático para crianças na EBD. Devido a essas considerações decidi fazer uma experiência escrevendo um plano de aula que se poderia julgar adequado. Deixo a avaliação do material para os professores de crianças que tem liberdade de usá-lo em creative commons, exceto as referências a arquivos externos.


  • Texto base  
  • Versículo para memorizar 
    • Tudo o que Deus faz é bom! (para os que não lêem, mas não se acomode a isso)
    • Genesis 1.31a (para os que leêm)
    • Observação - pode ser que sua classe seja heterogênea quanto à capacidade de leitura de cada um, seja flexível mas faça o possível para incentivar a aquisição de competências textuais (que vão além da escrita) pelos seus alunos.
    • Faixa etária - a lição será abordada em termos gerais com sugestão de vários recursos e estratégias caberá ao professor escolher as que mais se adequem a etapa de desenvolvimento cognitivo de seus alunos. Não definimos faixa etária pois a variação quanto à cognição pode ocorrer nos diferentes contextos das igrejas. Use bom senso, pense nos seus alunos e conheça-os! Não espere fórmula mágica, eu não conheço seus alunos!
    •  Cânticos Indicados
      • Tudo que Deus faz é bom - de Asaph Borba [letra]
        • LIFE KID’S I – Aprendendo os Frutos do Espírito – CD - 1998
      •  Who is the king of jungle - é um cantico em inglês mas que crianças aprendem facilmente em português pois é muito divertido. Cante com a seguinte letra (as onomatopéias imitam o macaco e borbulhar d'água):
    Jesus é o Rei da Selva! Ru,Ru!
    Jesus é o Rei do Mar! Glub,glub,glub!
    Jesus é o Rei do Universo
    Ele é o meu Rei! 
    Eu digo J-E-S-U-S
    Sim, Jesus é o meu rei!
    Ele é o Rei do Universo, da selva e do mar.
    glub,glub,glub! Hu,hu, hu! 

    Escolha outras músicas do hinário de sua igreja ou pesquise na internet, ao escolher músicas de CDs não escolha só porque estão fazendo sucesso, mas pelos valores que ensinam.


    Aprenda esta música com crianças de uma igreja na índia:

       
      • Texto facilitado que não substitui o texto bíblico mas que está adequado a maioria das competências que a criança deve desenvolver. Penso que desenvolvendo competências com a Palavra de Deus a criança percebe que Deus participa de sua vida. O texto foi escrito de forma um tanto artística para que a história seja contada mesmo sendo lida.
      • Se você for ler a história não esqueça de:
        • Ler com inflexão - mostrando a emoção e o sentido de cada palavra. Um bom exemplo de inflexão é quando você dá um "Bom Dia!" com raiva, ou com felicidade, perceba que a forma de dizer e entender muda muito e acrescenta valor às palavras. Mas vê se não exagera que criança não é boba.
        • Ler com o ritimo certo. Leia mais rápido quando o texto pedir assim ou mais devagar quando isso mostrar melhor o que o texto quer dizer. Não leia num ritimo monótono para crianças. Você não está falando de economia no jornal televisivo.
        • Capture a atenção das crianças com gestos. Não fique preso às figuras da história, os gestos e expressões aliados à inflexão e ritimo certos enriquecerão sua história e prenderão mais a atenção das crianças. Ah, por favor, não faça como alguns que exageram e parecem palhaços. Nada contra os palhaços, claro. Aliás eles são fundamentais em trabalhos evangelisticos pontuais com crianças, mas todo domingo não dá. Aliás um excelente e talentosíssimo palhaço é Celso Reis, mais conhecido como Palhaço Pipoca, evangelizou muitas crianças com esse trabalho inesquecível. Nossas igrejas precisam valorizar mais pessoas como o Pipoca, o Bozo e outros, mas sabendo que este é um ministério para alguns não para todos.Vamos ao texto da história bíblica:
      • Recurso Visual - para contar a história faça um "Calendário da Criação" de EVA com as sequências de cada dia da criação (figuras anexas ao post) e vá apresentando os fatos sem focalizar muito a ordem dos dias com crianças muito pequenas, pois um espaço de uma semana é demais para a cabeça delas. Os números após os parágrafos referenciam dicas de ações, publicadas no fim do post, que complementam a aula. Assista também ao desenho animado do youtube linkado no final do post.
        Quando nada era nada, Deus ordenou e tudo se criou.(1)
        Fez a noite e o dia, mesmo na terra sem forma e vazia.
        Assim começou a criação. (2)
        As águas estavam misturadas. Então Deus as separou. Colocou as chuvas no céu, os rios nas florestas, e o mar onde há belas praias. E cada um segue o seu caminho. (3)
        Deus criou as plantas e árvores como elas são. Com sementes e frutos, grandes e pequenos, doces ou azedos. (4)
        Deus criou o sol para brilhar de dia. Deus criou a lua e as estrelas para brilhar de noite. O céu é muito lindo! (5)
        Deus criou peixes e animais que moram na água. A grande baleia e o pequeno lambari. Cada um do seu jeito especial. (6)
         Aqui e ali a terra se encheu de animais de toda espécie! Grandes e pequenos, que vivem perto ou longe, no alto ou em baixo, estreitos ou largos. (7)
         Deus viu sua criação e disse: Isso é muito bom!

        1- Nem toda criança compreende o que é nada ou tudo. Faça brincadeiras que movimentem as crianças conforme uma ordem do professor. Ordene que se levantem, abaixem, fiquem longem ou perto, abracem o irmãozinho etc, sempre aproveitando o contexto do ambiente em que está dando a aula. Mostre que as coisas aconteceram na brincadeira porque você ordenou. Enfatize o poder da Palavra de Deus na criação e que precisamos ser obedientes à Palavra de Deus.

        2- Para falar sobre a noite e o dia use uma lanterna. Crianças gostam de brincar com lanternas, assim como nós. Não apague totalmente o ambiente (algumas crianças têm medo), apenas diminua a iluminação como for possível para que você use a lanterna e fale sobre a criação da luz, do dia e da noite.

        3 - Faça uma calha com cano de pvc cortado ao meio, ou arranje uma já pronta. A calha não precisa ser muito grande. Coloque-a em declive enfeitando-a com pedrinhas e folhas de plástico para lembrar um rio. Na parte final do declive coloque uma bacia vazia. Com um regador pequeno derrame água que descerá pelo calha até a bacia. Fale da chuva, dos rios e mares que foram criados por Deus. Aproveite a bacia e jogue algumas bolinhas de isopor com carinhas desenhadas a caneta, deixe que as crianças resgatem as bolinhas com uma rede de aquário. Valorize a colaboração e não a competição.

        4 - É hora do lanche! Distribua frutas ou sucos diferentes e peça que as crianças apreciem cada sabor. Enfatize que Deus fez cada um de sua maneira. Não seja ranzinza dizendo que o homem faz "melhorias genéticas" nas frutas. Isso não interessa e a maioria das crianças talvez nem ligue para isso.

        5 - Você já falou do céu muitas vezes para seus alunos, mas quantas vezes usou uma luneta para observar a lua ou mesmo fez essa observação a olho nú? Há programas na internet que dão um mapa do céu de onde você está e até fazem viagens virtuais por outros planetas também. Se você tiver um laptop leve-o para a classe e faça uma viagem à lua. Usando o mapa do céu do dia em que você está dando aula poderá brincar de localizar constelações sem auxílio de luneta. Imprima o mapa do céu com antecedência caso não possua internet disponível. Caso você queira uma mapa celeste mais simples viste este site, localize sua cidade, imprima os resultados e identifique com as crianças cada constelação ou estrela visível que Deus criou. Uma das coisas interessantes em tais mapas é que eles mostram os eventos que ocorrem em determinado dia, quem sabe no dia da sua aula não está ocorrendo um evento raro como a passagem de um cometa. Deixe que as crianças se deslumbrem com a criação de Deus. Infelizmente há problemas com essa abordagem caso sua igreja seja cercada de prédios ou sua aula seja diurna, mas é por isso mesmo que estamos dando tantas dicas.

        6 - Selecione animais de brinquedo, de preferência que façam parte do universo imediato da criança e peça que façam comparações estabelecendo as semelhanças e diferenças entre cada animal. Aproveite para mostrar que Deus criou cada animal conforme sua espécie.

        7- faça um tour pela igreja. Pode ser uma brincadeira de caça ao tesouro ou algo mais sossegado. Mostre as crianças que Deus criou cada coisa em seu lugar com seu espaço definido. Assim como os seres humanos podem escolher onde colocar uma parede ou um móvel, Deus pode escolher onde ficará a terra ou o mar, só que para Ele é muito fácil. Caso chova, use mapas grandes ou faça mapas da própria sala de aula onde o corpo de cada criança é uma referência do espaço. Diga para João ir até Maria, depois para Paulo e voltar para seu lugar, depois use a imaginação definindo João como Padeiro, Maria como a doceira e Paulo como o quitandeiro do bairro, por exemplo. Desenhe uma rua no chão com giz e localize os alunos nos lugares referencia. Depois conte uma história onde cada um deverá seguir o mapa para cumprir pequenas tarefas. Enfatize que sendo, grande ou pequeno, perto ou longe, Deus criou todos os lugares da terra.

        Termine com o trabalho de memorização do versículo atribuindo a cada aluno uma palavra e pedindo para que se organizem de acordo com a lógica do que aprenderam.

        Espero que este pequeno plano de aula seja útil para você. Na próxima postagem vou publicar os desenhos e ilustrações necessários, ou não, depende de você, para esta aula. Deus o abençoe!