01/03/2010

O Alerta de Jesus !




Texto: Mt 24:1-14; 32-36; 42-44





Sempre houve por parte da humanidade, ainda que velada pelos céticos, uma curiosidade sobre a volta de Jesus. Não era diferente nos tempos do Senhor Jesus aqui no mundo. Sendo assim Jesus instruiu seus discípulos sobre os sinais que precederiam a sua volta e como ela se dará.

Tal fato ocorreu no terceiro dia da última semana de seu ministério terreno. Jesus saia do templo e seus discípulos lhe chamaram a atenção para a grandiosidade da edificação. Jesus disse então que aquele templo seria derribado e não ficaria pedra sobre pedra.

Algum tempo depois, no monte das oliveiras, os discípulos quiseram saber sobre quando estes fatos aconteceriam e qual seria o sinal do fim do mundo. Jesus, no texto de Mt 24, profere o sermão chamado escatológico, aquele que trata das últimas coisas.
Jesus faz o alerta que muitos tentariam enganar seus servos, orienta-os a ter cautela. Estes sinais servem para mostrar que Ele está voltando e vêm acontecendo ao longo da história, demonstrando que a Bíblia não contém erro e portanto podemos confiar em seus ensinamentos.
Vejam como estes sinais vêm realmente acontecendo: Guerras e rumores de guerra, Nossa história não contêm o registro de duas guerras mundiais? Não estamos sempre ouvindo sobre rumores de guerras? Fome, Esta é uma realidade assustadora que nos rodeia. A população mundial tem aumentado e milhares de homens, mulheres e crianças têm morrido de fome. Surgimento de falsos profetas, No contexto bíblico o profeta é aquele que transmite a palavra de Deus aos homens. Os falsos profetas são aqueles que parecem pregar uma autêntica mensagem, mas quando analisamos suas palavras à luz da bíblia as mesmas são contárias ao verdadeiro ensino bíblico. Multiplicação da iniquidade, Onde estão os valores morais? Talvez Sodoma e Gomorra, cidades destruidas por Deus por causa da violência e imoralidade, fossem menos imoral se comparadas as dos nossos dias. A violência esta sem limites assim como a imoralidade. Tudo hoje é normal, não há mais pudor e respeito. É o amor de muitos se esfriando, a rejeição a Deus e aos seus princípios é impressionante e lamentável. Pestes, A peste é uma epidemia com grande mortandade. Vou destacar apenas três: a AIDS, que sempre nos assusta matou e ainda mata muitas pessoas, a dengue que anda adormecida em nossos noticiários mas também é perigosa e a tal gripe suína que em meados de 2009 surgiu com grande ênfase e mudou os nossos hábitos. Nossos filhos, netos, sobrinhos tiveram suas aulas suspensas, lembram disto? e os Terremotos, deixei este por último prositalmente. O que nós vimos acontecer no Haiti? e agora esta semana no Chile? São os sinais da volta de Jesus ocorrendo. O que Jesus chama de princípio das dores!
Mas quando Jesus voltará? Ninguêm pode responder a esta pergunta. Jesus mesmo afirmou que somente o Pai sabe (Mt 24:36) ao longo da história muitos têm tentado definir uma data e sempre caem no rídiculo e vão sempre cair. Os sinais sim anunciam sua volta, mas a data certa ningêm sabe só Deus.
Precisamos estar atentos aos acontecimentos. Quando a figueira brotava, anunciava a chegada do verão. Precisamos estar atentos ao que acontece em nossa volta e analisarmos os fatos de acordo com a perspectiva bíblica. Nosso olhar deve ser interpretativo. A história não é um barco à deriva, sem bússola, leme e velas, mas está sendo dirigida para o seu final e os acontecimentos não são mero acaso.
O alerta de Jesus está ai. Seus sinais anunciando a sua volta. Cabe a nós já conhecedores da verdade anunciar a Jesus Cristo, pois é uma obrigação e privilégio nosso. E a você amigo que ainda não teve ao que chamamos de encontro pessoal com Jesus Cristo, que possa fazê-lo ainda hoje. Entregue sua vida à Jesus e deixe somente Ele ser o Senhor do seu viver.