04/02/2010

Advogado segundo o coração de Deus

Ouça este texto em português |


Hoje é um dia de conquista para muitas pessoas, assim como pode ser dia de choro para outras, mas não quero enfatizar o pesar, pois estou feliz pela formatura do querido irmão Felipe Nascimento em Direito. Uma conquista de fato para Felipe, e para toda a família e igreja “corujas”, claro. Deixo aqui minhas felicitações a este jovem formando e digo que sua formatura me inspirou a procurar o melhor sentido para advogado nas Escrituras. Este é o sentido que desejamos que todos sigam e que devemos seguir.

A palavra advogado aparece em I João 1.9 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. Deus sabe que não somos infalíveis, ele não espera de nós uma santidade mítica e ascética como outras religiões pregam, por isso Jesus é nosso Advogado. Mesmo reconhecendo nossa fragilidade Deus não se compraz com a injustiça por isso Jesus é nosso Advogado Justo. Precisamos de arrependimento genuíno para encontrarmos a justificação em Cristo. Aí Jesus passa a andar do nosso lado para nos defender como testemunha a nosso favor assim como testemunhamos dele.

A palavra grega usada no versículo referido é parakletos, que segundo Strong (traduzido pela SBB) significa alguém que é “chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém”. Jesus está do nosso lado todos os dias até a consumação dos séculos. Ser advogado segundo o coração de Deus é interessar-se pelo outro buscando conserto que satisfaça a justiça, precisamos de advogados, pois a justiça nessa terra não depende do que pensamos, não podemos dar a desculpa “Eu não sabia que era contra a lei”, pois tal afirmação não tem valor, no céu é a mesma coisa, e o Advogado precisa ser Espiritualmente Qualificado para nos defender diante de Deus e só Jesus o é.

Nós como crentes devemos seguir o exemplo de Jesus, seja como advogados profissionais ou como pessoas que estão do lado de outras para mostrar-lhes como satisfazer a justiça de Deus em Cristo Jesus.

Desejo ao Felipe que seja advogado em sua plenitude tendo a Cristo como exemplo, e que sua profissão seja uma alegria para toda a família de sangue e a família espiritual em Cristo Jesus.