21/01/2010

Passando por Provações

“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;” (Tiago 1:2-3)


Um não cristão sempre diz: "Onde está o seu Deus?" nos momentos de tribulação, até oferecem saídas contrárias à palavra de Deus e não compreendem porque um cristão verdadeiro não vai após as soluções "fáceis" desse mundo. Note que há cristãos que procuram um cristianismo fácil, de prosperidade, de pensar que domina o sobrenatural, e de confissão positiva que são comportamentos religiosos pagãos e não cristãos. Há até falsas igrejas com essa temática. A tentação para não passar pela provação é até maior do que a própria provação.

Tiago diz que devemos estar alegres quando passamos por provações, não por causa da provação, mas porque através dela exercitaremos nossa perseverança em servir a Deus. O Diabo odeia o crente que persevera, por isso oferece saídas fáceis para tudo. Alguns crentes meio limitados acreditam que não se deve chorar num funeral por interpretarem errado este texto de Tiago. Estar alegre com o resultado das provações não significa estar alegre nas provações. Nas provações podemos chorar e nos entristecer mas devemos reconhecer que estamos sob os cuidados de Deus e que por mais difícil que seja, por mais que choremos, Deus nos dará um bom resultado final se nossa alma estiver disposta a desenvolver a perseverança e não a contestação da vontade de Deus.

Que Deus nos ajude a passar pelas provações desenvolvendo a perseverança e louvando ao seu Santo Nome.