12/10/2009

Monte das Oliveiras em São Gonçalo - RJ


Hoje fui convidado por um familiar pentecostal para conhecer o “Monte das Oliveiras”, uma elevação em São Gonçalo, RJ, onde as igrejas pentecostais usam como refúgio de oração. Ao chegar lá vi de tudo desde aqueles que entram em êxtase estérico, até aqueles que simplesmente oram num lugar tranquilo. O grupo que acompanhei estava na segunda categoria de crentes citada, oramos pelo país, pelas famílias, enfermos, moradores de rua e muitos outros motivos. Estávamos unidos ali para orar e não por extravagâncias místicas embora tivesse quem as buscasse em volta de nós daquele ambiente agradável criado por Deus.


Falei sobre o Sermão do monte em Mateus 5, para nosso pequeno grupo de meia dúzia de amigos, nos primeiros versículos:


Mat 5:1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,
Mat 5:2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:

Jesus usava os montes de maneira diferente dos irmãos pentecostais. Usava como lugar natural de onde sua palavra era projetada mais facilmente para ENSINAR a um grupo maior de pessoas, e durante suas viagens usava como seu lugar reservado de oração semelhante ao ato de entrar no seu quarto e fechar a porta para orar em secreto ou acompanhado dos discípulos mais íntimos. Não há porque condenar a prática de orar no monte como também não porque motivá-la, afinal é apenas um costume de um grupo de cristãos não há ordem bíblica para isso, aliás devemos tomar cuidado para que tais lugares já urbanizados pela prefeitura que plantou alguns pés de oliveira no local não se tornem mais um centro de peregrinação, pois já ouvi tantas histórias espantosas sobre tal lugar que essa possibilidade não está descartada, bem como o uso da religião para realização de política entre o povo de Deus.
Desejo aos irmãos pentecostais que orem pedindo sabedoria no uso deste local e que não lhe deem nenhuma conotação poderosa, ou mística demais que traga ensinamentos contrários à palavra de Deus, pois o mesmo prazer que encontramos orando ali pode ser encontrado em uma praia, no meio de uma floresta, próximo a um rio ou cachoeira ou em qualquer outro lugar incluindo a igreja e nossa casa que devem ser nosso principal refúgio de oração.


Obs: as fotos dessa postagem foram tiradas no lugar citado .