20/07/2009

Dia do Amigo

Existe uma canção popular que diz "eu queria ter um milhão de amigos", você notará o contraste entre a letra desta canção e do que nos ensina Provérbios 18.24 :" O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão". Talvez você ache isso fatalista demais mas é realidade. Para entender precisamos saber o que é um amigo verdadeiro.

Quem tem um milhão de amigos não pode conhecer cada um deles como deve, pois amizade é algo construido por vivencia de longo tempo. As amizades instantaneas estão baseadas mais em interesses do que cada um pode oferecer do que em afeto genuino e sem interesses. Não existe amigo instantaneo, embora os bares e outros lugares onde se juntam escarnecedores estejam cheios de pessoas que satisfazem seus interesses e vicios pensando que isso é amizade. A verdadeira amizade não dá lugar ao vicio.

O provérbio de Salomão nos diz que muitos amigos trazem ruina, esta palavra é extremamente forte mas traduz exatamente o que acontece com quem não escolhe seus amigos pensando que amizade é algo que simplesmente acontece. Certa vez ouvi de uma jovem que "amigo a gente não escolhe", como ela estava errada, espero que tais amigos não a tenham levado à ruína. O termo usado para descrever essa ruína refere-se a uma ruína moral, associação com o mal, quebra e ruptura de coisas que conquistamos em nossa vida. Quantos jovens entraram na vida das drogas ou do crime por que não escolheram bem seus amigos? Quantas pessoas são hoje alcoolatras porque buscaram amizades de pessoas que as levaram para mesas de bar com desculpa de bater um papo? Quantos perderam sua vida por andar com pessoas que não tinham um histórico honrado e honesto de vida? Quantos perderam seus negócios por terem sido lesados por amigos que viraram sócios? Quantos perderam seu conjuge para um amigo íntimo que destruiu sua familia?Existem outros exemplos mas estes bastam.

Um bom amigo precisa ser alguém fiel a Cristo que tenha como orientador de sua vida o Espírito Santo, que busque frutos dignos de arrependimento. Um bom amigo pode até brigar com você quando achar que você está errado, mas nunca prejudicará você. Graças a Deus encontramos bons amigos na igreja, pelo menos é assim de forma geral, excluindo-se o joio que pode estar no trigal. Esse bom amigo só é assim pois imita ao Melhor de Todos os Amigos, que é Jesus Cristo. Amigo mais chegado que um irmão é o próprio Jesus que nos amou a ponto de dar a sua vida por nós. Só Ele poderia dar a sua vida por nós, pois só Ele era justo suficiente para isso. Devemos aceitar a Cristo como Senhor e amigo de nossas vidas, devemos agradecer a Ele pelos amigos verdadeiros que nos dá que são imitadores do próprio Cristo e devemos procurar ser amigos como Cristo nos dá o exemplo de ser, para que no dia do amigo possamos nos alegrar com amigos verdadeiros e não com amizades segundo o mundo que só levam à ruína.

Deus abençoe a todos os amigos que imitam a Cristo.