24/05/2009

O que é Procrastinar?

Você sabe o que é procrastinar? Parece uma palavra feia e sem sentido, que não tem nada em comum com estudo Bíblico? Vejamos o que diz o Dicionário da Língua Portuguesa para entender o que significa este termo:
*procrastinar v. tr. 1. Diferir de dia em dia. 2. Demorar, protrair. v. intr. 3. Usar de delongas.
Você já deve ter notado que faz isso muitas vezes, eu também faço. Às vezes precisamos adiar alguma coisa para tomar uma boa decisão, para pensar ou se preparar melhor para ela. Mas existem coisas que são urgentes e inadiáveis. Existem também coisas imprevisíveis e inevitáveis. Dentre as coisas urgentes podemos citar o tratamento de um ferimento que sangra, ou uma picada de serpente venenosa, na verdade também são sob certa medida fatos que pedem uma ação inadiável, pois há um limite à nossa resistência. Latrocínios não podem em geral, ser previstos nem evitados, pois o ladrão e assassino conta com o elemento surpresa para prevalecer sobre a vítima. Para ser menos trágico e ou violento, um pique de pressão arterial ou um mal súbito pode levar até pessoas em plena forma física e saudáveis à morte, como acontece mesmo entre esportistas bem treinados e na ativa.Há ainda os tais fotógrafos paparazzo que podem gerar muita dor de cabeça com seus cliques furtivos. Quanto a esta imprevisibilidade das coisas, além da ilustração em audio de nosso podcast, veja o que nos diz 2 Pedro 3.8-10**
8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Não vou repetir, ou tentar explicar um texto bíblico tão claro. Só quero que você atente para o fato de que nossa noção de tempo é falível, que nossos planos não impõem nosso cronograma a Deus. Nós estamos totalmente sujeitos ao cronograma de Deus e não sabemos quando Ele fará aquilo que lhe apraz: seja sua vinda como juiz ou chamando-nos para o além. Só podemos sincronizar nosso cronograma com o de Deus de uma maneira, aceitando a Jesus como Salvador. É verdade que continuaremos sem conhecer o cronograma do Pai, pois isso pertence somente a Ele, mas estaremos tomando a decisão certa para que o anacronismo espiritual da procrastinação em pecar não nos afaste definitivamente de Deus.
*"procrastinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2009, http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=procrastinar [consultado em 2009-05-24]. ** “como ladrão”, in Bíblia OnLine [em linha] , 2009, http://www.bibliaonline.com.br/acf/2pe/3/10+ [consultado em 2009-05-24]