10/05/2009

Feliz Dia das Mães

A Bíblia e Você
Mat 10:32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mat 10:33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mat 10:36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Mat 10:37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
Neste dia das mães quero meditar não só na importância das mães em nossa vida, mas na implicação espiritual da honra que devemos dar a nossos pais e familiares. Apesar de hoje ser dia de homenagear as mães quero enfatizar Mateus 10. 37: devemos amar a Jesus mais do que a nossa mãe ou qualquer parentela. Pode parecer um pedido duro de Jesus, e é mesmo. Os laços com esse mundo por mais fortes que sejam não podem sobrepujar nosso laço de fé com Deus. Note que haverá tempo, como já houve, em que os inimigos do crente serão os de sua própria casa. Jesus não engana ninguém quanto as responsabilidades e consequências em servi-lo. Você está disposto a suportar tudo por a mor a Ele? Até mesmo a apostasia de seus parentes? Entretanto, apesar do aviso fatídico que abre este artigo, existem as mães fiéis a Deus que são bênção na vida de seus filhos e que devem ser amadas e respeitadas com todo o carinho. Há mães como a de Timóteo que orientam seus filhos nos caminhos de Deus e deixam uma herança espiritual eterna para eles, se aceitarem seus ensinos. Alguns não tiveram tal sorte e devem orar pela conversão de sua mãe, mas sempre respeitando-a e amando como mãe. Em todo caso as mães são bênçãos mesmo que alguém pense que deveria ter uma mãe melhor do que tem, pois Deus permitiu que nascêssemos em uma família não para nos lamentarmos ou vangloriar nos de algo vivido mas para crescermos espiritualmente na situação que estamos. Qual é nossa missão como filhos? O que temos feito por nossas genitoras: honrado ou abandonado? Alguém pode viver com sua mãe todos os dias do ano e mesmo assim a abandonar pela indiferença ou desonra com que a trata. Não é assim que um cristão deve agir. Que Deus abençoe as mães que ele nos deu. Que são tão imperfeitas e tão maravilhosas quanto nós, pois muito do que somos herdamos delas, e que merecem nossa honra como filhos que obedecem ao primeiro mandamento com promessa:
Eph 6:2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), Este texto foi escrito semanas antes do dia das mães e programado para ser publicado hoje. Nesta semana minha irmã recebeu algo que nenhuma mãe gostaria de receber: ter seu filho assassinado durante o trabalho por marginais. Que neste dia das mães você ore por ela e toda nossa família, Deus sabe seus nomes, para que possa receber de Deus a consolação neste momento. Peça a Deus também pelos assassinos. Que Deus faça sua vontade com eles, seja sua justiça ou sua misericórdia, enfim, tudo o que somos incapazes de fazer.