27/04/2009

Crentes Recabitas, servindo de exemplo!

" Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; Não edificareis casa, nem semeareis semente, não plantareis nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias,para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós andais peregrinando." Jeremias 35:6-7
Os recabitas não eram judeos, haviam resolvido unir-se aos israelitas e conviver com eles. Parece que teriam adotado a religião dos judeos, para que assim não caissem no erro de adorarem a Baal, o que temia o patriarca deles Jonadabe.
Durante o reinado de Jeoiaquim a situação não estava nada boa para israel. a mão de Deus pesava sobre Judá por causa da sua infidelidade para com Deus.
Foi neste quadro de cerco à Israel, que Deus mandou o profeta Jeremias testar os recabitas. Ele teria que oferecer-lhes vinho na cãmara do templo.
Jerusalem, estava para ser sitiada. os recabitas ficaram desconfiados pela convocação de Jeremias. será que seriam expulsos da cidade? pois uma vez sitiada Jerusalem os mantimentos iriam escassear, e eles por não serem judeos,
seriam uma sobrecarga. Eles vão ao encontro de Jeremias e recebem a ordem: "Bebam vinho". Diante da situação seria interessante aceitar a proposta e agradar o profeta, poderiamos dizer nos dias de hoje: "Fazer uma média com o profeta", "ficar na boa com ele".Porém os recabitas não cederam e sua resposta foi negativa.Eles não beberam o vinho. Foram fiéis a ordem do seu petriarca, mesmo que isso lhes causasse algum problema.
Deus usou este exemplo para mostrar que eles eram fiéis ao seu patriarca, a ordem recebida e que Judá não era capaz de ser fiel aos estatutos de Deus.
Os recabitas são um exemplo para todos nós. Estavam unificados e firmes nas suas convicções.Tinham coragem de dizer não em respeito ao seu compromisso.
Quantos crentes hoje em dia, deixam-se levar e pra "não ficar mal na fita" acabam cedendo e tendo atitudes que não agradam a Deus. Não se mantém firmes na hora de dar um bom testemunho, mesmo que isso lhes custe o emprego, por exemplo.
Deus necessita de crentes recabitas! servos fiéis a aliança firmada com ele, de ser uma nova criatura e não ter as atitudes do velho homem somente para agradar aos outros. Devemos agradar a Deus sempre em primeiro lugar em nossas vidas.
Fonte: LIMA, Delcyr de Souza. Cavalaria do Inferno.