15/12/2008

Mais que um tostão furado.


"Tostão furado"
Upload feito originalmente por Thalye & Moi
Lucas 15:8-10 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido. Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

O termo “Fulano não vale um tostão furado” que é um jargão da cultura popular retrata muito bem o valor que o mundo sem Deus dá às pessoas. Quantas vezes somos tratados como pessoas sem valor ou inferiorizados por inveja ou por não nos submetermos aos padrões deste mundo que deseja que todos sintam-se como se não valessem nada no final de sua vidas ou em algum momento de lucidez, mesmo que aparentemente sejam valorizados, pelas amizades mundanas. O valor que o mundo nos dá é menor que um tostão furado, pois um tostão furado ainda teria um valor como moeda antiga, o mundo nos deixa com o valor alusivo do ditado popular: como se não tivéssemos valor algum. Felizmente com Deus não é assim.
Deus não nos trata como alguém sem valor, ao contrário, oferece a oportunidade de fazermos uma aliança com Ele. Ninguém faz aliança com alguém sem valor conscientemente, o mundo não faz alianças conosco, faz apenas ofertas para comprar nossa alma, integridade e valores com tostões furados, ao passo que Deus nos oferece uma aliança com Ele através de seu Filho, Jesus Cristo.
Jesus morreu na cruz por mim e por você pois para Ele nossa alma vale mais do que o mundo inteiro, mesmo que não compreendamos isso. Ele pagou o preço mais alto, deu o lance insuperável por sua alma por que você é valioso para Ele.
No texto bíblico acima a mulher faz todo esforço até encontrar a dracma perdida e alegra-se ao encontrá-la. Deus quer ter a alegria de encontrar você entre aqueles que o servem não importa quantos tostões furados o mundo ofereça, aceite a Jesus que é a melhor parte.