27/08/2008

Nada vos será impossível

Mat 17:20
Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.

Na foto acima podemos ver o tamanho de uma semente de mostarda. Todos nós conhecemos o tamanho a que pode chegar uma montanha, pode ser desde o topo de um morro alcançado com uma série passos, até o monte Everest, que tira muitas vidas em sua difícil escalada. Nós somos muito maiores do que um grão de mostarda mesmo assim não podemos mover uma montanha com facilidade e sem destruição. Técnicas de engenharia podem até fazê-lo, mas em geral, são difíceis e destrutivas ao ambiente.

Jesus está dizendo ao comparar a fé com o grão de mostarda que devemos ter uma fé tão grande que seja maior que a fé que temos em nós mesmos. É difícil acreditar em algo tão pequeno aos olhos humanos, mas só com fé podemos agradar a Deus que é o Todo Poderoso e reconhecer que não temos forças em nós mesmos.

Ter a fé do tamanho de um grão de mostarda significa ter uma fé, uma confiança total, em Deus de forma que possamos humildemente, tão pequenos como o grão de mostarda, pedir a Deus o que necessitamos, com certeza tal, que faremos coisas maravilhosas pela nossa fé como testemunho de uma vida de Cristãos. Na verdade ao reconhecermos a pequenez de nossa fé perante Cristo é que nos tornamos fortes e, figuradamente, somos capazes de mover montanhas espirituais, afinal, não há notícia de que alguém tenha movido uma montanha com apenas uma ordem, portanto, cuidado com os exageros, com pedidos absurdos e pretensiosas determinações em suas orações, pois estes não são a verdadeira fé em Deus, mas apenas orgulho humano.