31/08/2008

Como temos olhado para Jesus?

Joh 14:1-3  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

 

Parece que nesse texto Jesus fala a corações temerosos do que criam mas não tinham visto. Fala de seus corações como que turbados, de visão prejudicada pelas partículas soltas que impediam uma correta visão espiritual do plano de Cristo. Eles ainda precisavam apurar mais a visão espiritual ao meio em que estavam, nós também sempre precisamos ter essa consciência de apurar a visão e tirar toda sujeira que possa atrapalhar. Quando o nosso coração se turba pelo pecado ou falta de fé, que no fundo são coisas muito próximas, não podemos ver a ação de Deus com clareza. A fé é a única forma de contemplar a Deus, não podemos deixar que ela esmoreça para não turvar n0ssa visão espiritual ou até mesmo crer de forma incorreta.

 

Ao falar de moradas, Jesus enfatiza nossa necessidade de repouso em meio a um mundo turbulento e poluído pelos malfeitores. O mundo está tão poluído pela leviandade, pelo pecado e pela hipocrisia que já julgam normal viver praticas das trevas, e começamos a dormir na sarjeta de uma vida sem Deus porque não podemos encontrar o caminho da casa do Pai. O pecado cega, mas a fé mostra o caminho para o céu. Quando estamos turbados não temos descanso, nem mesmo a certeza de que poderemos descansar em lugar aprazível. Jesus enfatiza que há um lugar preparado para seus servos, ele ainda garante isso com a sua Palavra fiel e enfática: "Vou preparar-vos lugar". Temos avistado, pela fé, este lugar maravilhoso ou estamos vivendo em lugares nebulosos, perdidos pelo caminho?

 

Quem prepara uma casa de forma adequada é seu construtor, é ele que faz tudo antes dos moradores desfrutarem de seus aposentos. Interessante é que Jesus é, ao mesmo tempo, construtor, alicerce dessa morada, e fiador de algo que não podíamos pagar. Jesus fiou-nos a Salvação através da cruz pois como incapazes de pagar o preço por nossos pecados, ele assumiu toda a dívida para que nós desfrutássemos de um lar bendito no céu. Jesus também é o anfitrião tem a função de receber seus amigos. Jesus faz mais do que isso, ele nos leva para onde ele está, para que possamos desfrutar de seu amor e graça eternamente. Quanta vez Jesus chega para nos receber e nem olhamos para ele? Será que quando ele voltar estaremos tão distraídos olhando para esse mundo que sua volta nos pegará de surpresa?

Não deixe que nada turbe sua vida e impeça de olhar para Cristo, pois a garantia de segurança total só pode vir dele.