24/07/2008

Ressurreição ou reencarnação

João 3.3-8
3  Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.      

4  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?                

5  Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.            

6  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.           

7  Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.       

8  O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.       

 

 

Nicodemos, como muitos, não entendeu a mensagem de Jesus sobre nascer de novo.Usam este texto para justificar uma pretensa crença dos judeus em reencarnação quando na verdade o texto mostra o contrário: Nicodemos estava admirado com o aparente absurdo que Jesus lhe dirigia. A pergunta sobre entrar no ventre de sua mãe apela para as crenças dos judeus e Nicodemos falava contraditando Jesus como um mestre que sabia não haver qualquer referência na lei a este tipo de migração da alma. Jesus responde a Nicodemos também com maestria e ainda questiona sua sabedoria, em outras palavras, ele dizia: "Como você pode confundir as coisas assim sendo tão inteligente?" Muitas pessoas têm feito confusão semelhante e atribuído interpretações errôneas a este texto, vamos analisa-lo para ver o que diz.

Como já delineamos, os judeus não acreditavam em reencarnação, mas sim em ressurreição. Reencarnação é a mesma alma que passa por vidas diferentes em corpos diferentes, em alguns casos até de animais e insetos, onde este não tem consciência de quem foi ou será, Ressurreição é totalmente oposto, o mesmo indivíduo passa a viver novamente com o mesmo corpo ou com corpo glorificado com plena consciência de quem ele é com lembranças e características pessoais e pode ser identificado por todos como aquela pessoa específica.

Nascer de novo para Jesus é nascer para Deus. Quando nascemos a primeira vez, isto é como seres humanos carnais, o fazemos neste mundo e estamos sujeitos a suas influencias e dificuldades, bem como a cultivar seus pecados. Jesus enfatiza que o nascer no Espírito não é biológico, mas é fruto de consciência espiritual através da fé em sua Palavra. Jesus falava uma coisa tão simples a Nicodemus e ele ainda assim se admirava pois, o ser humano, tem essa tendência a complicar e a intrincar as coisas como se buscássemos segurança no conhecimento de coisas ocultas e difíceis de entender, na verdade fazemos isso para exercer um jogo de poder e nos sentir confortáveis e seguros onde outros não puderam chegar. Jesus simplifica tudo e diz que basta nascer espiritualmente aceitando-o como Salvador como informa o resto do texto, isso é difícil de aceitar para quem quer ter poder espiritual sobre outros e não leva-los ao conhecimento de Deus.

O versículo 8 nos mostra simplesmente que podemos ver as ações do nascimento espiritual mas não podemos ver ele acontecendo pois é invisível. Conhecemos pessoas  cujo seu modo de ser, sua disposição ao arrependimento, e seu amor ao próximo com fé na Palavra de Deus mostram essa ação do Espírito gerando um novo nascimento? São várias com certeza, mas também podemos ver pessoas com as mesmas características que não tem fé na Palavra de Deus, estas não são nascidas do Espírito pois se o fossem o próprio Espírito testificaria da veracidade de sua Palavra em seus corações. Crer na Palavra é indispensável ao novo nascimento. Nenhuma ação substitui a fé, porque ações são mutáveis mas fé é essência, e Deus está preocupado que mostremos uma essência que o agrade e não somente boas ações, afinal se fosse por ações muitos cães salva-vidas iriam para o céu, mas a bíblia diz que o céu é para o ser humano.

Percebemos, portanto, que nenhuma teoria sobre o nascimento espiritual pode substituir o nascimento verdadeiro que é invisível, está além do nascimento carnal e que pode levar-nos ao céu. Peça a Deus para nascer de novo, pois só o Espírito Santo pode fazer essa obra em sua vida.