29/03/2008

O Senhor seja Contigo

Golias era o duelista dos filisteus. A intenção do inimigo era tirar a confiança e o ânimo do povo de Israel, e conseguiu. Foi necessário um pequeno Davi para, com sua coragem, restaurar a força a confiança e o vigor do povo. Precisamos reconhecer o que ou quem Deus está nos mostrando para restaurar nossa força e vigor.

“Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo.” I Samuel 17.37

O povo de Deus estava preparado para guerrear. Guerra é uma coisa ninguém acha boa, alguns até não entendem que a Bíblia narre tais fatos, mas como a Bíblia é a narração da ação de Deus na vida do homem pecador, que está neste mundo e não no céu, logo ela tem que ser coerente com a realidade da época a que se referia. Se a Bíblia escondesse os erros de seus heróis aí sim seus opositores teriam motivo para criticá-la, afinal, é tão ridículo criticar a Bíblia por narrar um fato contextualizado a uma cultura quanto criticar um repórter de guerra por narrar atrocidades acontecidas entre seres, pelo menos teoricamente, mais civilizados ainda hoje.
O que interessa é que o povo estava disposto a defender seu espaço, seu grupo social, sua família e sua fé perante milhares de guerreiros mas bastou um só par acabar com todo o ânimo de uma nação. Golias transformou uma guerra em um simples duelo, um evento coletivo em um problema pessoal para cada guerreiro, onde cada um não se sentia capaz de resolver e esperava a ação do outro. É nesse impasse que surge Davi.
Davi espanta-se que todos estivessem paralisados durante a situação que já durava quarenta dias de desafio e descaso. Davi conclama todos a ação mas ninguém se prontifica, até seus irmãos tentam fazê-lo calar e desanimar com os outros, mas o pastor de Belém faz mais, toma o lugar daqueles que estavam paralisados e assume suas responsabilidades mesmo que aparentemente fossem maiores do que ele podia suportar. As armas, a força de Golias eram maiores do que Davi, a armadura de Saul era maior do que Davi, mas ele sabia que o Deus Eterno estava com ele e que nada pode ser maior do que o Senhor. Resultado: Davi venceu o gigante e o povo de Israel foi tomado de novo vigor a ponto de poder vencer todo o exército inimigo. A vitória de Davi trouxe confiança a todos.
Na nossa vida acontece coisa parecida, enfrentamos exércitos diariamente mas de vez em quando alguém poderoso nos desafia para um duelo e desanimamos, é nesses momentos que devemos ouvir os “Davis” que Deus envia para nos reanimar e para nos mostrar o quanto é vantajoso crermos e esperarmos nele. Confiemos em Deus e oremos para aprender a encontrar forças nas pequenas e paradoxais lições que Ele coloca a nossa frente durante os momentos difíceis da vida.

Aproveite para relembrar da história de Davi e golias no desenho animado dos links youtube abaixo.

Davi e Golias - Hanna Barbera - parte1
Davi e Golias - Hanna Barbera - parte2
Davi e Golias - Hanna Barbera - parte3