25/02/2008

Canibalismo Cristão

Gal 5:14  Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Gal 5:15  Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.

 

O termo usado pelo apóstolo nesse texto é fortíssimo! Morder e devorar uns aos outros, como canibais! Certa vez li que o canibalismo em certos grupos tinha caráter mágico pois através desse ato os canibais acreditavam que adquiriam as qualidades da vítima, para eles não havia interesse em devorar um fraco ou covarde, mas sim um forte e valente para tentar superá-lo e usurpar algo valioso que era sua virilidade e coragem. Nós cristãos somos contra o canibalismo em qualquer forma, mas nos assemelhamos aos canibais quando "mordemos e devoramos" nossos irmãos, pois estamos sendo movidos pelo egoísmo e não pelo Espírito de Deus; diferenciamos dos canibais quando agimos assim somente pele fato de aqueles não devorarem os seus aliados, ao passo que as maiores baixas nas fileiras da igreja ocorrem pelo chamado "fogo amigo", que é uma expressão de guerra significando um tiro fatal que veio do seu próprio exército.

Paulo nos orienta "Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne" Gal 5:16 , e como ele tinha razão! Todos nós cristãos devemos seguir essa orientação pois é muito comum que entre nós ocorram "canibalismos", mesmo entre os líderes evangélicos mais respeitados!

Vou pedir a Deus para que eu resista, diariamente, a ser aquele que dispara o "fogo amigo", e faço esse convite a você também para que possamos verdadeiramente andar no Espírito de Deus.


--
Marco Teles
www.abibliaevoce.org
Devocionais Bíblicas