25/02/2008

Andando no Espírito

Gal 5.16   Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.

Gal 5.25  Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

 

O termo andar é usado várias vezes no Novo Testamento para descrever um estilo de vida pessoal, muitas dessas ocorrências referem-se à vida cristã. Exemplificando: o Novo Testamento fala para andarmos em amor, andar como filhos da luz etc. ( Ef 5.2; Ef 5.8; Ef 5.15) Em outras passagens somos convidados a andar no Espírito.

O ato de andar é a melhor "sacação" de como é a vida espiritual. Um andar começa com um destino, ou começa com um nascimento: nascido do espírito (Jo 3.6). Nosso destino é estar para sempre com Jesus no céu (1 Tm 4.17). Uma boa caminhada é constante e progressiva. Somos chamados para sermos fiéis (Mt 25.21). Fomos chamados para buscar o que é principal : " esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Consequentemente, uma caminhada tem seu potencial de aventuras no caminho. É muito comum  fazermos escolhas e recebermos bênçãos paradoxais, além do compreensível (2Co 6.5; 2Co 6.10).

Ultimamente tenho buscado fazer caminhadas para cuidar da saúde. Isso posso comparar com o andar no Espírito: diariamente, a cada passo do caminho, realmente sentimos a presença do Espírito Santo em nossa vida, isso em todas as áreas como no trabalho, na escola, em casa e na igreja, cada uma com sua face e contexto peculiar. Entretanto a influencia da carne (ou natureza humana) tenta nos deter.  Não somos capazes por nós mesmos de vencer as tendências da carne, mas o Espírito Santo é mais do que habilitado para  prover a força que precisamos para andar efetiva e fielmente no Espírito.

Esta perspectiva sobre o estilo de vida cristão faz todo sentido biblicamente, quando nos conectamos com Deus no nosso caminhar diário em qualquer lugar, e em primeiro lugar. Esse é o trabalho do Espírito Santo e também é o que Ele espera de nós: Andemos no Espírito!

 

Esta é uma tradução livre do devocionário em inglês de Hoesktra


www.abibliaevoce.org
Devocionais Bíblicas