23/01/2008

O que fazer quando erramos? parte 1

O gráfico abaixo mostra as soluções mais comuns quando queremos resolver qualquer coisa de forma negativa. Sem nenhuma hipocrisia, tanto eu quanto você às vezes recorremos a estes expedientes, mesmo que não desejemos fazê-los. Interessante é o fato de que até uma pequena criança recorre a esses procedimentos mesmo que ninguém os tenha ensinado, alguns dizem que são mecanismos de defesa, mas isso também mostra nossa natureza de pecador. É sobre esses artifícios que usamos para fugir das consequencias de nossos pecados que vamos falar ilustrando com exemplos bíblicos.


Quando estamos errados tentamos colocar a culpa nos outros como Adão e Eva, ou esconder nosso erro como fez Acã na tomada da terra prometida, ou ainda deixar passar batido, sem que ninguem perceba, como fizeram Ananias e Safira buscando levar vantagem sobre outros; ou ainda queremos fugir da responsabilidade e das consequencias como fez Jonas indo parar no ventre de um grande peixe; e tentar enrolar? como isso é comum em nossa cultura brasileira...
Vamos meditar nessas histórias essa semana para entender o que a Bíblia nos ensina a fazer nesses momentos apesar de nossa pecaminosidade. Acompanhe as próximas postagens.